https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31132
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uso de metodologias ativas de ensino –aprendizagem no bacharelado interdisciplinar em saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Autor(es): | Alves Júnior, Abdias de Souza |
Autor(es): | Alves Júnior, Abdias de Souza |
Abstract: | A Universidade tem sido tema de debates internacionais, que apontam a necessidade de implementação de mudanças em várias dimensões, entre as quais destaca-se a proposta de incorporação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem (MAEA) que favoreçam a autonomia e o protagonismos dos estudantes em sua formação. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa no âmbito do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, com o objetivo de analisar como têm sido utilizadas as MAEA pelos docentes envolvidos no componente curricular Processo de Apropriação da Realidade (PAR). Trata-se de um estudo descritivo e analítico que adotou como referencial teórico a pedagogia problematizadora de Paulo Freire e contemplou a aplicação de um questionário a 10 docentes do BIS-UFRB que ministram o PAR ao longo de cinco semestres do curso, bem como a análise de documentos que contém informações acerca do projeto pedagógico e ementas, documentos de domínio público sobre o curso e outros documentos disponibilizados pelos sujeitos da pesquisa. Os resultados incluem, inicialmente, a descrição do projeto pedagógico do BIS-UFRB e a análise do conteúdo e das atividades propostas no âmbito do PAR, e, em seguida a descrição das atividades de gestão, planejamento e desenvolvimento docente no âmbito do BIS, que constituem o contexto em que se desenvolveu a implantação do curso. Posto isso, apresenta-se o perfil dos docentes entrevistados e os programas dos diversos módulos e as respostas acerca do uso das MAEA. Com base nesses achados, discute-se a relevância do PAR no projeto pedagógico do BIS, por tratar-se de um espaço de articulação da universidade com a comunidade, que propicia aos estudantes e docentes a produção de conhecimentos sobre a realidade de saúde da população do município onde se insere a UFRB ao tempo que que favorece o desenvolvimento de habilidades necessárias aos futuros profissionais para atuarem no âmbito do sistema de saúde. Ressalta-se a importância da utilização de MAEA nos diversos módulos do PAR, porém aponta-se que, apesar da totalidade dos docentes referirem utilizá-las, constata-se certa fragilidade no conhecimento e no domínio dessas metodologias, concluindo-se pela necessidade de maior incentivo aos docentes para que utilizem as MAEA, recomendando-se a realização de atividades de educação continuada sobre este tema. |
Palavras-chave: | Metodologias ativas Educação superior em saúde Universidade Saúde - Estudo e ensino |
CNPq: | Ciências Humanas |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31132 |
Data do documento: | 17-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEISU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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