https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32657
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Atividade física no contexto da pandemia na cidade de Salvador: o comportamento das crianças durante o período de isolamento social |
Autor(es): | Almeida, Táina Raiara de Andrade |
Autor(es): | Almeida, Táina Raiara de Andrade |
Abstract: | Este trabalho apresenta e discute a prática de atividade física em Salvador, Bahia, no contexto da pandemia causada pelo vírus Covid-19, destacando o
comportamento das crianças durante o período de isolamento social. O objetivo foi evidenciar a relevância da prática de exercícios físicos em domicílio como recurso de apoio em tempos de pandemia. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que utilizou como fontes de pesquisa artigos Scielo, e sites governamentais, a partir
do estudo das obras selecionadas com a temática abordada. Os resultados nos
mostram que a prática de exercícios físicos a partir do espaço doméstico também permite o desenvolvimento dos alunos e a promoção da qualidade de vida. As brincadeiras desenvolvidas com o apoio de pais e professores podem auxiliar no
desenvolvimento das crianças, através de atividades que promovem a prática de
exercício físico e o aumento da sensação de bem-estar já que, em casa, muitas
vezes, as crianças acabam não se exercitando da mesma forma que fariam se
estivessem nas escolas. ABSTRACT This work presents and discusses the practice of physical activity in Salvador, Bahia,in the context of the pandemic caused by the Covid-19 virus, highlighting the behavior of children during the period of social isolation. The purpose was to highlight the relevance of home exercise as a support resource in times of pandemic. The methodology used was bibliographic research, which used as sources of research Scielo articles, governmental websites and the study of the selected works with the addressed theme. The results show us that the practice of physical exercises from the domestic space also allows the development of students and promotes quality of life. The games developed with the support of parents and teachers can help the development of children, through activities that promote the practice of physical exercise and increase the sense of well-being, since, at home, children often end up not exercising in the same way they would if they were in school. |
Palavras-chave: | Atividades Físicas Desenvolvimento físico Crianças Covid-19 Brincadeiras Séries iniciais do Ensino Fundamental Educação Infantil Physical activities Games Covid-19 Physical development Early Childhood Education and Elementary School grades |
CNPq: | Educação Saúde |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32657 |
Data do documento: | 19-Jan-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Educação Física (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Taina tcc Versão Finall.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.