Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32657
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Atividade física no contexto da pandemia na cidade de Salvador: o comportamento das crianças durante o período de isolamento social
Autor(es): Almeida, Táina Raiara de Andrade
Autor(es): Almeida, Táina Raiara de Andrade
Abstract: Este trabalho apresenta e discute a prática de atividade física em Salvador, Bahia, no contexto da pandemia causada pelo vírus Covid-19, destacando o comportamento das crianças durante o período de isolamento social. O objetivo foi evidenciar a relevância da prática de exercícios físicos em domicílio como recurso de apoio em tempos de pandemia. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que utilizou como fontes de pesquisa artigos Scielo, e sites governamentais, a partir do estudo das obras selecionadas com a temática abordada. Os resultados nos mostram que a prática de exercícios físicos a partir do espaço doméstico também permite o desenvolvimento dos alunos e a promoção da qualidade de vida. As brincadeiras desenvolvidas com o apoio de pais e professores podem auxiliar no desenvolvimento das crianças, através de atividades que promovem a prática de exercício físico e o aumento da sensação de bem-estar já que, em casa, muitas vezes, as crianças acabam não se exercitando da mesma forma que fariam se estivessem nas escolas.
ABSTRACT This work presents and discusses the practice of physical activity in Salvador, Bahia,in the context of the pandemic caused by the Covid-19 virus, highlighting the behavior of children during the period of social isolation. The purpose was to highlight the relevance of home exercise as a support resource in times of pandemic. The methodology used was bibliographic research, which used as sources of research Scielo articles, governmental websites and the study of the selected works with the addressed theme. The results show us that the practice of physical exercises from the domestic space also allows the development of students and promotes quality of life. The games developed with the support of parents and teachers can help the development of children, through activities that promote the practice of physical exercise and increase the sense of well-being, since, at home, children often end up not exercising in the same way they would if they were in school.
Palavras-chave: Atividades Físicas
Desenvolvimento físico
Crianças
Covid-19
Brincadeiras
Séries iniciais do Ensino Fundamental
Educação Infantil
Physical activities
Games
Covid-19
Physical development
Early Childhood Education and Elementary School grades
CNPq: Educação Saúde
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32657
Data do documento: 19-Jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Educação Física (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Taina tcc Versão Finall.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.