Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pinheiro, Bárbara Carine Soares | - |
dc.contributor.author | Figueiredo, Daiana Dias Ribeiro | - |
dc.creator | Figueiredo, Daiana Dias Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-01T12:20:23Z | - |
dc.date.available | 2021-06-01T12:20:23Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-01 | - |
dc.date.submitted | 2019-07-04 | - |
dc.identifier.other | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33524 | - |
dc.description.abstract | A tecnologia está totalmente vinculada à ciência, pois se tornou um veículo transformador da relação do homem com o mundo. Com ela, a possibilidade de transformações em qualquer campo do conhecimento é emergente. O veículo em questão é contínuo e mutável; e invadiu todas as esferas da sociedade, inclusive a educação, modificando a forma de aprender e ensinar. Não cabe mais ensinar como se ensinava há 10 ou 20 anos. É urgente o repensar, sobretudo, metodológico. Nosso foco, nessa investigação, é trazer impressões acerca das tecnologias, principalmente as digitais, associadas à educação, bem como a presença delas no fazer pedagógico. Associada às tecnologias digitais, o processo de ensino, vem se modificando ao longo dos anos, à medida que a tecnologia avança. Uma tendência do uso das tecnologias digitais é resumir, o papel do/da docente, numa perspectiva metodológica, em mediar o uso das tecnologias digitais em sala de aula. Nesse processo, os/as educadores/as são os pares mais capazes, e nenhuma tecnologia digital será capaz de superar as variáveis formas de ensinar que o/a professor/a agrega consigo ao longo de suas construções históricas e sociais. É nesse recorte ontológico que a pesquisa objetiva interpretar, a partir da análise do discurso, a presença dos objetos educacionais digitais no processo de ensino como recurso didático nas aulas de Química, numa escola da rede básica de ensino. A análise dos dados nos possibilitou um movimento reflexivo sobre as limitações e potencialidades do processo de ensino ao utilizar as tecnologias digitais como recurso didático. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT Technology is totally linked to science, as it has become a vehicle for transforming man's relationship with the world. With it, the possibility of transformations in any field
of knowledge is emerging. The vehicle in question is continuous and changeable; and
invaded all spheres of society, including education, modifying the way of learning and teaching. It is no longer possible to teach as taught for 10 or 20 years. It is urgent to rethink, above all, methodological. Our focus, in this research, is to bring impressions
about the technologies, especially the digital ones, associated to the education, as well as the presence of them in the pedagogical doing. Associated with digital technologies, the teaching process has been changing over the years as technology advances. One tendency of the use of digital technologies is to summarize the role of the teacher in a methodological perspective in mediating the use of digital technologies in the classroom. In this process, educators are the most capable peers, and no digital
technology will be able to overcome the variable ways of teaching that the teacher
aggregates with them throughout their historical and social constructions. It is in this ontological clipping that the research aims to interpret, from the analysis of the discourse, the presence of digital educational objects in the teaching process as didactic resource in Chemistry classes, in a school of the basic network of education.
The analysis of the data allowed us a reflexive movement on the limitations and
potentialities of the teaching process when using digital technologies as didactic resource | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Objetos Educacionais Digitais, | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias na Educação, | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso. | pt_BR |
dc.subject | Inovações educacionais | pt_BR |
dc.subject | Inovações tenológicas | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Chemistry Teaching | pt_BR |
dc.subject | Digital Educational Objects | pt_BR |
dc.subject | Discourse Analysis | pt_BR |
dc.subject | Technologies in Education | pt_BR |
dc.title | A presença dos objetos educacionais digitais como recurso didático nas aulas de química. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Santos, Jailson Alves dos | - |
dc.contributor.referees | Messeder, Hélio da Silva | - |
dc.contributor.referees | Menezes, Karina Moreira | - |
dc.contributor.referees | Oliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima de | - |
dc.contributor.referees | Pinheiro, Bárbara Carine Soares | - |
dc.contributor.referees | Santos, Jailson Alves dos | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | em Ensino, Filosofia e História das Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educaçao | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEFHC)
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