Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santana, Kleverton Bacelar | - |
dc.contributor.author | Silva, Lara Charlene Vieira dos Santos da | - |
dc.creator | Silva, Lara Charlene Vieira dos Santos da | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-24T12:05:19Z | - |
dc.date.available | 2021-08-24T12:05:19Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-24 | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34020 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta as reflexões da pensadora alemã Hannah Arendt e do filósofo francês Alain Renaut sobre a crise da autoridade na educação. Arendt que anunciou há mais de 50
anos que a educação está em crise, atribui sua causa a uma crise política mais geral do mundo moderno e ao esfacelamento da autoridade e da tradição, fatores que ela concebe como componentes da tríade religião, tradição e autoridade, que por longo período formaram as bases do Ocidente. O diagnóstico de Alain Renaut, por sua vez, segue a mesma trilha aberta
por Hannah Arendt, concordando que a crise na esfera educacional é resultado de uma crise estrutural das sociedades democráticas, porém apontando que a situação de instabilidade nas
relações educativas se deve à modernização das relações entre os indivíduos, que fazem de todo ser humano um semelhante e um igual. A criança, inserida nessa dinâmica de igualização tornou-se um paradoxo para os modernos. Apesar de Renaut apoiar-se no pensamento de
Arendt para suas reflexões, os autores se distanciam no que toca a proposta para resolver a crise na educação. Ao propor contratualizar as relações educativas, Renaut contrapõe-se totalmente ao que defende Arendt como solução para a crise da autoridade na educação:
excluir os aspectos públicos e políticos da educação, circunscrevendo para ela os valores da autoridade e da tradição. Concluímos com algumas reflexões sobre a crise na educação brasileira, utilizando como pano de fundo as bases legais que normatizam a educação no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Crise na educação | pt_BR |
dc.subject | Autoridade | pt_BR |
dc.subject | Hannah Arendt | pt_BR |
dc.subject | Alain Renault | pt_BR |
dc.title | A crise da autoridade na educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Santana, Kleverton Bacelar | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educaçao | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|