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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34020
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantana, Kleverton Bacelar-
dc.contributor.authorSilva, Lara Charlene Vieira dos Santos da-
dc.creatorSilva, Lara Charlene Vieira dos Santos da-
dc.date.accessioned2021-08-24T12:05:19Z-
dc.date.available2021-08-24T12:05:19Z-
dc.date.issued2021-08-24-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34020-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta as reflexões da pensadora alemã Hannah Arendt e do filósofo francês Alain Renaut sobre a crise da autoridade na educação. Arendt que anunciou há mais de 50 anos que a educação está em crise, atribui sua causa a uma crise política mais geral do mundo moderno e ao esfacelamento da autoridade e da tradição, fatores que ela concebe como componentes da tríade religião, tradição e autoridade, que por longo período formaram as bases do Ocidente. O diagnóstico de Alain Renaut, por sua vez, segue a mesma trilha aberta por Hannah Arendt, concordando que a crise na esfera educacional é resultado de uma crise estrutural das sociedades democráticas, porém apontando que a situação de instabilidade nas relações educativas se deve à modernização das relações entre os indivíduos, que fazem de todo ser humano um semelhante e um igual. A criança, inserida nessa dinâmica de igualização tornou-se um paradoxo para os modernos. Apesar de Renaut apoiar-se no pensamento de Arendt para suas reflexões, os autores se distanciam no que toca a proposta para resolver a crise na educação. Ao propor contratualizar as relações educativas, Renaut contrapõe-se totalmente ao que defende Arendt como solução para a crise da autoridade na educação: excluir os aspectos públicos e políticos da educação, circunscrevendo para ela os valores da autoridade e da tradição. Concluímos com algumas reflexões sobre a crise na educação brasileira, utilizando como pano de fundo as bases legais que normatizam a educação no Brasil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrise na educaçãopt_BR
dc.subjectAutoridadept_BR
dc.subjectHannah Arendtpt_BR
dc.subjectAlain Renaultpt_BR
dc.titleA crise da autoridade na educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSantana, Kleverton Bacelar-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçaopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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