Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34263
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Marlene Oliveira dos-
dc.contributor.authorJesus, Diele Moraes de-
dc.creatorJesus, Diele Moraes de-
dc.date.accessioned2021-09-24T10:37:31Z-
dc.date.available2021-09-24T10:37:31Z-
dc.date.issued2021-09-24-
dc.date.submitted2012-10-18-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34263-
dc.description.abstractEsta monografia dedicou-se a estudar sobre a influência da música no processo cognitivo da criança em fase pré-escolar, influência esta que pode ser percebida não só no contexto escolar, mas também no âmbito social e familiar da criança, favorecendo-lhe um amplo desenvolvimento no que diz respeito processo cognitivo, afetivo e social da criança. Para tanto, foi feito um estudo das literaturas produzidas sobre o tema em questão, conjuntamente foi realizada uma pesquisa de campo com crianças do grupo 5, ou seja, na faixa etária de 5 anos em uma escola privada de Salvador, com o intuito de observar a relação das crianças com a Educação Musical e a música propriamente dita, considerando os aportes teóricos de pesquisadores da Psicologia da Educação e Psicologia da Música: Jean Piaget (1970; 1986), Lev Vigotsky (1984), Keith Swanwick(2003) e Alda Oliveira (2008), respectivamente. As abordagens feitas abrangem questões como o desenvolvimento cognitivo infantil a partir de Vigotsky (1984) e Piaget (1970; 1986) e a relação deste com o processo de musicalização da criança a partir dos estudos realizados por Swanwick (2003) e Oliveira (2008), perpassando essas questões pelos estudos da neurociência e a relação entre as variada funções cerebrais e a música, sendo o recorte preponderante o trabalho do professor pedagogo em conhecer e propiciar este processo na criança. Os resultados encontrados relacionados ao desenvolvimento cognitivo e musical e cognitivo musical da criança, bem como a atuação do professor pedagogo em turmas pré-escolares demonstram que existe premente necessidade de uma formação musical do estudante de pedagogia e uma formação pedagógica do educador musical para que, tanto um quanto o outro tenham consciência da influencia que a música exerce no desenvolvimento e capacidade social, afetiva e cognitiva da criança.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.titleA influência da música no processo cognitivo da criança em fase pré-escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Marlene Oliveira dos-
dc.contributor.refereesRibeiro, Maria Izabel Souza-
dc.contributor.refereesMonteiro, Heloisa Helena Tourinho-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIELE MORAES DE JESUS_capa.pdf58,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
DIELE MORAES DE JESUS.pdf485,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.