Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Marlene Oliveira dos | - |
dc.contributor.author | Jesus, Diele Moraes de | - |
dc.creator | Jesus, Diele Moraes de | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-24T10:37:31Z | - |
dc.date.available | 2021-09-24T10:37:31Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-24 | - |
dc.date.submitted | 2012-10-18 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34263 | - |
dc.description.abstract | Esta monografia dedicou-se a estudar sobre a influência da música no processo cognitivo da criança em fase pré-escolar, influência esta que pode ser percebida não só no contexto escolar, mas também no âmbito social e familiar da criança, favorecendo-lhe um amplo desenvolvimento no que diz respeito processo cognitivo, afetivo e social da criança. Para tanto, foi feito um estudo das literaturas produzidas sobre o tema em questão, conjuntamente foi realizada uma pesquisa de campo com crianças do grupo 5, ou seja, na faixa etária de 5 anos em uma escola privada de Salvador, com o intuito de observar a relação das crianças com a Educação Musical e a música propriamente dita, considerando os aportes teóricos de pesquisadores da Psicologia da Educação e Psicologia da Música: Jean Piaget (1970; 1986), Lev Vigotsky (1984), Keith Swanwick(2003) e Alda Oliveira (2008), respectivamente. As abordagens feitas abrangem questões como o desenvolvimento cognitivo infantil a partir de Vigotsky (1984) e Piaget (1970; 1986) e a relação deste com o processo de musicalização da criança a partir dos estudos realizados por Swanwick (2003) e Oliveira (2008), perpassando essas questões pelos estudos da neurociência e a relação entre as variada funções cerebrais e a música, sendo o recorte preponderante o trabalho do professor pedagogo em conhecer e propiciar este processo na criança. Os resultados encontrados relacionados ao desenvolvimento cognitivo e musical e cognitivo musical da criança, bem como a atuação do professor pedagogo em turmas pré-escolares demonstram que existe premente necessidade de uma formação musical do estudante de pedagogia e uma formação pedagógica do educador musical para que, tanto um quanto o outro tenham consciência da influencia que a música exerce no desenvolvimento e capacidade social, afetiva e cognitiva da criança. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.title | A influência da música no processo cognitivo da criança em fase pré-escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Santos, Marlene Oliveira dos | - |
dc.contributor.referees | Ribeiro, Maria Izabel Souza | - |
dc.contributor.referees | Monteiro, Heloisa Helena Tourinho | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|