Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34263
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A influência da música no processo cognitivo da criança em fase pré-escolar
Autor(es): Jesus, Diele Moraes de
Autor(es): Jesus, Diele Moraes de
Abstract: Esta monografia dedicou-se a estudar sobre a influência da música no processo cognitivo da criança em fase pré-escolar, influência esta que pode ser percebida não só no contexto escolar, mas também no âmbito social e familiar da criança, favorecendo-lhe um amplo desenvolvimento no que diz respeito processo cognitivo, afetivo e social da criança. Para tanto, foi feito um estudo das literaturas produzidas sobre o tema em questão, conjuntamente foi realizada uma pesquisa de campo com crianças do grupo 5, ou seja, na faixa etária de 5 anos em uma escola privada de Salvador, com o intuito de observar a relação das crianças com a Educação Musical e a música propriamente dita, considerando os aportes teóricos de pesquisadores da Psicologia da Educação e Psicologia da Música: Jean Piaget (1970; 1986), Lev Vigotsky (1984), Keith Swanwick(2003) e Alda Oliveira (2008), respectivamente. As abordagens feitas abrangem questões como o desenvolvimento cognitivo infantil a partir de Vigotsky (1984) e Piaget (1970; 1986) e a relação deste com o processo de musicalização da criança a partir dos estudos realizados por Swanwick (2003) e Oliveira (2008), perpassando essas questões pelos estudos da neurociência e a relação entre as variada funções cerebrais e a música, sendo o recorte preponderante o trabalho do professor pedagogo em conhecer e propiciar este processo na criança. Os resultados encontrados relacionados ao desenvolvimento cognitivo e musical e cognitivo musical da criança, bem como a atuação do professor pedagogo em turmas pré-escolares demonstram que existe premente necessidade de uma formação musical do estudante de pedagogia e uma formação pedagógica do educador musical para que, tanto um quanto o outro tenham consciência da influencia que a música exerce no desenvolvimento e capacidade social, afetiva e cognitiva da criança.
Palavras-chave: Educação musical
Educação infantil
Desenvolvimento cognitivo
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34263
Data do documento: 24-Set-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIELE MORAES DE JESUS_capa.pdf58,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
DIELE MORAES DE JESUS.pdf485,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.