https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34264
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Revisitando o conceito de educação integral de ontem e hoje: o Centro Educacional Carneiro Ribeiro e o Mais Educação |
Autor(es): | Simões, Sabrina Aristeu |
Autor(es): | Simões, Sabrina Aristeu |
Abstract: | O presente trabalho tende a uma discussão sobre a educação e/em tempo integral nas escolas públicas brasileiras. Pretende-se identificar e analisar as propostas desenvolvidas no Programa Mais Educação, adotando como base a experiência de Anísio Teixeira na Bahia nos anos 50. Para tanto, considerou-se o Centro Educacional Carneiro Ribeiro como exemplo de prática para a contribuição de implantação da educação e/em tempo integral no Brasil. O ponto de partida do trabalho consistiu nos levantamentos históricos, correntes filosóficas e sociológicas para desvendar o conceito de educação integral. As Leis da Constituição Federal Brasileira, Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foram utilizadas como instrumentos de estudos para a implantação da ampliação do tempo escolar no Brasil. Os resultados das considerações deste trabalho demonstram que a experiência do Centro Educacional Carneiro Ribeiro foi a concreta experiência de uma escola integral pública de qualidade, entretanto o Programa Mais Educação ainda há muitas lacunas para serem solucionadas na implementação de uma proposta que se encaixe no contexto da concepção de educação e/ em tempo integral. |
Palavras-chave: | Educação integral Ampliação do tempo escolar Programa Mais Educação Centro Educacional Carneiro Ribeiro |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34264 |
Data do documento: | 24-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SABRINA ARISTEU SIMOES.pdf | 409,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.