Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Ramos, Sueli Machado | - |
dc.creator | Ramos, Sueli Machado | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-04T13:27:35Z | - |
dc.date.available | 2021-11-04T13:27:35Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-04 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34452 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta-se como uma proposta para o ensino de Dança e Movimento, expondo uma sistematização metodológica de aprendizagem por meio de metáforas. Uma hipótese é a de que o ensino de Dança por meio de metáforas verbais e gestuais pode contribuir para que o conhecimento seja autoconhecimento (SANTOS,
1988). A sistematização proposta busca, por meio de gestos e falas em aulas de Dança,
a reconstrução entre conhecimento-como-regulação e conhecimento-comoemancipação
(SANTOS, 1996). Segundo Lakoff e Johnson (2002), as metáforas são parte da nossa vida cotidiana, das nossas ações, dos modos como apreendemos e conceitualizamos o mundo. Rengel (2007; RENGEL et al., 2019, 2015) avança a partir
dos estudos do linguista cognitivo George Lakoff e do filósofo cognitivo Mark Johnson,
afirmando a importância de compreender que o corpo conhece seja o mundo, os objetos, os outros, a dança por um processo cognitivo denominado de procedimento metafórico do corpo. Neste estudo, a experiência por meio do procedimento metafórico do corpo, bem como a criação de imagens (BITTENCOURT, 2012), transformam-se em
objeto de estudo. A pesquisa realizou uma organização sistematizada (HOLLIDAY, 2006)
de modos de dizer e de propor gestos, mediante a utilização de metáforas aqui apresentadas por intermédio de um "Pequeno Glossário Ilustrado de Metáforas" e um plano de curso. Traz como resultados a correlação entre procedimentos técnicos e
processos artísticos compositivos, articulando-os entre os conhecimentos teórico práticos e a experiência cotidiana. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Metáforas | pt_BR |
dc.subject | Procedimento Metafórico do Corpo | pt_BR |
dc.subject | Sistematização | pt_BR |
dc.title | Corpo/ensino/aprendizagem/metáfora por procedimento metafórico: Uma composição didático-metodológica para o ensino de dança | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (PRODAN)
|