https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34455
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Aulas de dança de salão: superação ou manutenção do machismo e da heteronormatividade |
Autor(es): | Freire, Francisca Jocélia de Oliveira |
Autor(es): | Freire, Francisca Jocélia de Oliveira |
Abstract: | Trata-se de aspectos gerais da pesquisa em andamento no âmbito do Mestrado Profissional em Dança, da UFBA, que tem como objeto a relação entre as aulas de Danças de Salão e as questões de machismo e heteronormatividade. Pressupõe que nas aulas de Danças de Salão é recorrente a utilização de um formato tradicional e tecnicista de ensino, que desconsidera questões críticas relacionadas à sociedade, sendo a ação das(os) instrutoras(os) determinante para reprodução de um status quo. Tem como principal referencial teórico D’Ávila e Ferreira (2018), sobre concepções pedagógicas; Polezi e Vasconcelos (2017), Pazetto e Samways (2018), e Nunes e Froehlich (2018) nas relações entre a teoria Queer, os estudos de gênero e as Danças de Salão; Carla Akotirene (2018), sobre interseccionalidade; e Guacira Lopes Louro (1997), para as relações entre sexualidade e educação. |
Palavras-chave: | Danças de Salão Estudos de Gênero Heteronormatividade Machismo Ensino |
País: | Brasil |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34455 |
Data do documento: | 4-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (PRODAN) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aulas de Dança de Salão_superação ou manutenção do machismo e da heteronormatividade.pdf | 199,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.