Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Carvalho, Franciele Gil Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-26T12:11:01Z | - |
dc.date.available | 2022-01-27 | - |
dc.date.available | 2022-01-26T12:11:01Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34704 | - |
dc.description.abstract | With the objective of de-characterizing the extracurricular internship as an act
education, this work aims to analyze the historical, legal,
economic and social providers of this activity in order to answer the following
Questioning: The way in which the extracurricular internship is conducted
more as a favorable instrument for the collection of surplus value or an educational act?
To this end, it is based on the studies of Graça Druck, Acacia Kuenzer, Gaudêncio
Frigotto, Ruy Braga. This bibliographic essay promotes, over three chapters, the
elucidation of the structural aspects of the relationship between work, capital and education, in the
first chapter. The entire legal historical configuration, in the second and, finally,
discusses the Term of Commitment signed between the student and the
grantor of the Internship, trying to demystify the purely educational content of this
activity through the contextualization between what is foreseen in the official documents
it's reality. For students and scholars in the area this is a study
with valuable contributions of paramount importance to the development of a
critical debate on the topic. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | emprego | pt_BR |
dc.subject | Estágio | pt_BR |
dc.subject | competências | pt_BR |
dc.subject | Capitalismo | pt_BR |
dc.title | O estágio extra curricular: articulação da teoria e prática ou emprego temporário | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Siqueira, Sandra Maria Marinho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2016366817109691 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Antoniazzi, Maria Regina Filgueiras | - |
dc.description.resumo | Tendo como objetivo a descaracterização do Estágio extra curricular enquanto ato
educativo, este trabalho visa analisar os determinantes históricos, legais,
econômicos e sociais provedores desta atividade a fim de responder o seguinte
questionamento: Da maneira como é conduzido o Estágio extra curricular funciona
mais como instrumento favorável a arrecadação de mais-valia ou ato educativo?
Para tal é embasado nos estudos de Graça Druck, Acácia Kuenzer, Gaudêncio
Frigotto, Ruy Braga. Este ensaio bibliográfico promove ao longo de três capítulos, a
elucidação sobre os aspectos estruturais da relação trabalho, capital e educação, no
primeiro capítulo. Toda a configuração histórica legal, no segundo e, por fim,
discorre sobre o Termo de Compromisso firmado entre o estudante e a parte
concedente do Estágio, tratando de desmistificar o teor, puramente, educativo desta
atividade através da contextualização entre o que é previsto nos documentos oficiais
e a realidade. Para os estudantes e para os estudiosos da área este é um estudo
com contribuições valiosas de suma importância para o desenvolvimento de um
debate crítico acerca do tema. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|