Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Reis, Severino Alves | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-14T18:48:04Z | - |
dc.date.available | 2022-01-01 | - |
dc.date.available | 2022-03-14T18:48:04Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34885 | - |
dc.description.abstract | This research, called Writings and Re existences: EJA students as readers and writers, was
developed within the scope of the Professional Master's Program in Liberal Arts –
PROFLETRAS –, at the Federal Bahia University - UFBA. -, and its centrality is to reflect on
the teaching of Portuguese language from the perspective of the implementation of Law
10.639/2003 – which amends the LDB and institutes the teaching of Afro-Brazilian history
and culture in articles 26a and 79b. The research includes a literacy project focused on the
analysis of short stories by Conceição Evaristo from the book Olhos d’água (2016), seeking to
uncover the prejudices, racism and sexism still in force in Brazilian society, mainly against
women, and especially black women. And, from this path, encourage the authorial writing of
texts by students and students of Youth and Adult Education – EJA at the Laura Folly
Municipal School, in Dias d’Ávila city. The study takes into account the experiences and
literacy of each participating student and aims to provide elements for reflection and analysis
that question the condition of racial and gender subordination to which a large part of the
Brazilian population is still subjected. Our bet is that, in the interaction in the classroom, other
worlds can be built. The research is anchored in theoretical and conceptual contributions:
Miguel González Arroyo (2005), Kabengele Munanga (2008), Djamila Ribeiro (2018),
Conceição Evaristo (2016), Ana Célia Silva (2004), Brian V. Street (2014), Angela Kleiman
(2005), Gabriel Nascimento (2019), Ana Lúcia Silva Souza (2011), Maria Amélia Dalvi
(2013), Florence; Carboni (2003), Nilma Lino Gomes (2005), among others. The project
development, although partially in the classroom due to the restrictions of the pandemic
period, allowed us to reflect on the teaching practice in order to affirm the need for the
Portuguese language as a host to be in the classroom as well as the place of feeling good and
also feel the owners of our own history, individually and collectively in the search for racial
and gender equality. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Lei 10639/2003 | pt_BR |
dc.subject | Escrevivências | pt_BR |
dc.subject | Diversidade étnico-racial e de gênero | pt_BR |
dc.title | ESCREVIVÊNCIAS E REEXISTÊNCIAS: DISCENTES DA EJA COMO SUJEITOS LEITORES E ESCRITORES | pt_BR |
dc.title.alternative | WRITINGS AND RE-EXISTENCES: EJA STUDENTS AS SUBJECTS READERS AND WRITERS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Ana Lúcia Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0577339880511953 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, José Henrique de Freitas | - |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Maria Anória de Jesus | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9613869845850246 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa, denominada Escrevivências e Reexistências: Discentes da EJA como
sujeitos leitores e escritores, foi desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado
Profissional em Letras – PROFLETRAS –, da Universidade Federal da Bahia - UFBA -, e
tem como centralidade refletir sobre o ensino de língua portuguesa sob a perspectiva da
implementação da Lei 10639/2003 – que altera a LDB e institui o ensino da história e cultura
afro-brasileiro nos artigos 26a e 79b. A pesquisa comporta um projeto de letramento focado
na análise de contos de Conceição Evaristo do livro Olhos d’água (2016), buscando
descortinar os preconceitos, racismo e sexismo ainda vigentes na sociedade brasileira,
principalmente contra mulheres, e em especial, as negras. E, a partir desse percurso,
incentivar a escrita autoral de textos de alunas e alunos da Educação de Jovens e Adultos –
EJA na Escola Municipal Laura Folly, no município de Dias d’Ávila. O estudo leva em
consideração as experiências e os letramentos de cada estudante participante e tem como
finalidade oferecer elementos para que haja reflexão e análise que questionem a condição de
subalternidade racial e de gênero a que grande parte da população brasileira ainda está
submetida. A nossa aposta é que, na interação em sala de aula, se possa construir outros
mundos. A pesquisa está ancorada nos aportes teóricos e conceituais: Miguel González
Arroyo (2005), Kabengele Munanga (2008), Djamila Ribeiro (2018), Conceição Evaristo
(2016), Ana Célia Silva (2004), Brian V. Street (2014), Angela Kleiman (2005), Gabriel
Nascimento (2019), Ana Lúcia Silva Souza (2011), Maria Amélia Dalvi (2013), Florence;
Carboni (2003), Nilma Lino Gomes (2005), entre outros. O desenvolvimento do projeto,
ainda que parcialmente em sala de aula devido às restrições do período pandêmico, permitiu
refletir sobre o fazer docente de modo a afirmar a necessidade de que a língua portuguesa
como acolhimento esteja na sala de aula assim como seja o lugar do sentir-se bem e sentir-se
também donos da nossa própria história, individual e coletivamente na busca pela igualdade
racial e de gênero. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFLETRAS)
|