https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34916
Tipo: | Dissertação |
Título: | ESCREVIVÊNCIAS DE PARIPE: ESTUDANTES REEXISTINDO NAS OFICINAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS |
Autor(es): | Azevedo, Jaílma Cerqueira de |
Primeiro Orientador: | Santos, José Henrique de Freitas |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, José Henrique de Freitas |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Ana Lúcia Silva |
metadata.dc.contributor.referee3: | França, Denise Carrascosa |
Resumo: | Qual a importância dos letramentos, inclusive os escolares, em uma sociedade grafocêntrica como a nossa? Este memorial de formação é fruto de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal da Bahia. Seu objeto de estudo são as práticas sociais de letramento de alunos do 9º, de uma escola municipal, no subúrbio ferroviário de Salvador. O objetivo deste trabalho é ampliar as concepções de leitura destes estudantes, conferindo aos textos a que estão expostos ou são produtores em seu cotidiano um significado cultural e histórico valorizado pela escola. Para tanto, os estudos fundamentam-se nos conceitos de letramentos de reexistência (SOUZA, 2011); de letramentos (KLEIMAN, 2001) (ROJO, 2009); de língua e de linguagem (ANZALDUA, 2009), (ANTUNES, 2003, 2007); de racismo linguístico (NASCIMENTO, 2019); de língua de acolhimento ((BARBOSA e SÃO BERNARDO, 2017)) e de escrevivência (EVARISTO, 2007, 2020); dentre outros, incluindo autores que refletem a introdução de uma literatura mais próxima das vivências dos estudantes como (DALVI, 2013), (OLIVEIRA, 2019), (SANTOS, 2019). A proposta pretende buscar compreender os eventos sociais e culturais nos quais os alunos estão inseridos, proporcionando espaço de escuta e valorização das práticas de escrita e de leitura locais a partir de rodas de conversa, entrevistas, leituras entre outras atividades, resultando na produção de biografias de personalidades locais. Desta forma propõe-se, ao longo deste projeto, tornar a escola um espaço de reconhecimento das identidades locais, de suas histórias de vida e das práticas de letramentos da comunidade bem como favorecer outros espaços e formas de leitura. |
Abstract: | How important are literacies, including the school literacies, in a graphocentric society like ours? This academic memoir is the result of a qualitative research of an ethnographic study developed in the Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) at the Institute of Letters of the Federal University of Bahia. Its object of study is the social literacies practices of 9th graders, from a municipal school, in the railroad suburb of Salvador. The objective of this work is to broaden the reading concepts of these students, giving the texts they produce or are exposed to, a cultural and historical significance valued by the school. Therefore, the studies are based on the concepts of literacies of re-existence (SOUZA, 2011); literacies (KLEIMAN, 2001) (ROJO, 2009); language and languages (ANZALDUA, 2009), (ANTUNES, 2003, 2007); linguistic racism (NASCIMENTO, 2019); host-country language ((BARBOSA and SÃO BERNARDO, 2017)) and “escrevivência” (EVARISTO, 2007, 2020); among others, including authors who considers the introduction of literature closer to the students' experiences, such as (DALVI, 2013), (OLIVEIRA, 2019), (SANTOS, 2019). The proposal seeks to understand the social and cultural events in which students are inserted, providing space for listening and valuing local writing and reading practices through conversation circles, interviews, readings, among other activities, resulting in the production of biographies of local personalities. Thus, it is proposed throughout this project, to make the school a space for the recognition of local identities, their life stories and literacy practices of the community, as well as favoring other spaces and forms of reading. |
Palavras-chave: | Letramento de reexistência Leitura Identidade Escrevivência Linguagem e línguas - Estudo e ensino o Língua portuguesa - Ensino fundamental |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34916 |
Data do documento: | 20-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFLETRAS) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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JailmaLima_MEMORIAL_versão final.pdf | Dissertação | 1,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
JailmaLima_Caderno de oficinas didático-pedagógicas.pdf | Material Didático | 957,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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