https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34921
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A gestão do conhecimento na instituição pública de educação: metodologia para organização de memória institucional |
Autor(es): | Lima, Sandra Aguiar |
Primeiro Orientador: | Sanches, Marise Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Burnham , Teresinha Fróes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Burnham , Teresinha Fróes |
Resumo: | A pesquisa é um Trabalho de Conclusão de Curso em formato de Monografia que busca compreender a Gestão do Conhecimento na Instituição Pública de Educação: metodologia para organização de memória institucional. Para alcançar este objetivo a pesquisa é desenvolvida a partir de levantamentos bibliográficos e atuação no campo empírico, realizando estudo analítico de fontes de informação, visando selecionar conteúdos relevantes para a construção da memória institucional. A proposta de abordagem metodológica foi inspirada, na Análise Cognitiva, assim como, também, no “Método de Análise Contrastiva”. A partir deste enfoque foi possível efetivar o desdobramento de diferentes análises, envolvendo a pesquisa qualitativa, com inspiração na fenomenologia. Neste sentido, está presente nesta monografia a trajetória e atuação no projeto de pesquisa pela qual a autora desenvolve atividades que serviram de base no processo de construção deste estudo. Ao final, as considerações sintetizam efetivos resultados constatados. A partir deste desenvolvimento foi possível reunir informações importantes acerca da importância da organização de memória institucional produzindo conhecimentos fundamentais para a compreensão deste processo relacionado com o contexto da Gestão do Conhecimento na Instituição Pública de Educação. |
Abstract: | The research is a Completion of Course Work in Monograph format that seeks to understand Knowledge Management in the Public Education Institution: methodology for organizing institutional memory. To achieve this goal the research is developed from bibliographic surveys and performance in the empirical field, carrying out an analytical study of information sources, aiming select relevant contents for the construction of institutional memory. THE proposed methodological approach was inspired, in Cognitive Analysis, as as well as in the “Contrastive Analysis Method”. From this approach it was possible to carry out the unfolding of different analyses, involving the research qualitative, inspired by phenomenology. In this sense, it is present in this monograph the trajectory and performance in the research project for which the author develops activities that served as a basis for the construction process of this study. In the end, the considerations summarize the actual results found. THE From this development it was possible to gather important information about the importance of organizing institutional memory producing knowledge fundamental for understanding this process related to the context of Knowledge Management in the Public Institution of Education. |
Palavras-chave: | Gestão do conhecimento Organização memória institucional |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34921 |
Data do documento: | 2013 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANDRA AGUIAR LIMA.pdf | 248,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.