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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35388
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Lucidalva Rangel-
dc.date.accessioned2022-05-31T15:14:18Z-
dc.date.available2022-05-31T15:14:18Z-
dc.date.issued2021-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35388-
dc.description.abstractThis work presents the results of a research carried out within the scope of the Professional Master's Degree in Letters at the Federal University of Bahia (Profletras/UFBA). It also presents, as a product of this research, the proposal of a work aimed at the school literacy of Elementary School II students, structured from rap as a social practice of black youth, observed in the context of teaching and learning the Portuguese language of a class of 7th year of a municipal school in Salvador, Bahia, in which I work as a teacher-researcher. This proposition is extended to other Brazilian school contexts in which rap stands out as a social practice of students. The investigation included the realization of a literature review, combined with the use of autoethnography and documental research, pointing out the need for the study and proposal to be directed to the education of ethnic-racial relations, provided for by Law 10.639/03. The main theoretical contributions that guided this study are found in Cavalleiro (2001, 2014), Bento (2012), Freire and Macedo (2011), Gomes (2001, 2005, 2008, 2017), Kleiman (2005, 2007), Munanga (2005, 2020), Passeggi (2008), Rojo (2009), Schneuwly and Dolz (2004), Souza (2011), Street (2014), among other authors. The research showed that working with rap in the classroom makes it possible to explore the multiple languages involved in this cultural practice in an anti-racist perspective, in which students, moving away from the situation of silencing that is commonly imposed on them in/by the school, can act as enunciators of their concerns and complaints about their reality, in order to contribute to their linguistic and political formation. The investigation allowed me, as a teacher-researcher, to make a theoretical-critical-formative reflection, which points to a paradigm shift in my praxis, especially with regard to my conceptions of literacy and education, which, in the Brazilian educational scenario, they cannot dissociate themselves from the ideological and anti-racist perspective, capable of breaking with the rational logic of power that subordinates beings and knowledge.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectLeitura (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducação multiculturalpt_BR
dc.subjectMúsica na educaçãopt_BR
dc.subjectRappt_BR
dc.titleLetramentos a partir do Rap: voz e vez na aula de línguaportuguesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Assumpção, Simone Souza de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8732647932765010pt_BR
dc.contributor.referee1Assumpção, Simone Souza de-
dc.contributor.referee2Eggert, Edla-
dc.contributor.referee3Souza, Ana Lúcia Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8475211514380083pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa feita no âmbito do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal da Bahia (Profletras/UFBA). Apresenta também, como produto dessa pesquisa, a proposição de um trabalho voltado aos letramentos escolares de alunos(as) do Ensino Fundamental II, estruturada a partir do rap como prática social da juventude negra, observada no contexto de ensino e aprendizagem de língua portuguesa de uma turma de 7º ano de uma escola municipal de Salvador, Bahia, na qual eu me insiro como professora-pesquisadora. Essa proposição é extensiva a outros contextos escolares brasileiros em que o rap se destaque como prática social dos(as) estudantes. A investigação compreendeu a realização de uma revisão bibliográfica, aliada à utilização da autoetnografia e da pesquisa documental, sendo apontada a necessidade de que o estudo e a proposição se direcionassem à educação das relações étnico-raciais, prevista pela Lei 10.639/03. Os principais aportes teóricos que guiaram esse estudo encontram-se em Cavalleiro (2001, 2014), Bento (2012), Freire e Macedo (2011), Gomes (2001, 2005, 2008, 2017), Kleiman (2005, 2007), Munanga (2005, 2020), Passeggi (2008), Rojo (2009), Schneuwly e Dolz (2004), Souza (2011), Street (2014), entre outros autores. A pesquisa mostrou que o trabalho com o rap em sala de aula possibilita explorar as múltiplas linguagens envolvidas nessa prática cultural em uma perspectiva antirracista, em que os(as) alunos(as), deslocando-se da situação de silenciamento que comumente lhes é imposta na/pela escola, podem atuar como enunciadores de suas inquietações e denúncias acerca de sua realidade, de modo a contribuir para sua formação linguística e política. A investigação possibilitou que, na condição de professora-pesquisadora, eu fizesse uma reflexão teórico-críticaformativa, que aponta para uma mudança de paradigma em minha práxis, em especial no que toca às minhas concepções sobre letramentos e educação, os quais, no cenário educacional brasileiro, não podem se dissociar da perspectiva ideológica e antirracista, capaz de romper com a lógica racional de poder que subalterniza seres e saberes.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

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