https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36618
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ensino de ciências através da atividade investigativa: analisando o entendimento conceitual e procedimental de professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Science teaching through activity investigative: analyzing conceptual understanding and procedural process of teachers in the early years of elementary school |
Autor(es): | Brandão, Bianca da Silva |
Primeiro Orientador: | Neiva, Amanda Amantes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Coelho, Geide Rosa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silveira, Tamila Marques |
metadata.dc.contributor.referee3: | Siqueira, Rafael Moreira |
metadata.dc.contributor.referee4: | Hussein, Fabiana Roberta Golçalves e Silva |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objeto de estudo, o mapeamento do entendimento de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre atividade investigativa para o ensino de Ciências tendo como base a seguinte questão norteadora: Como se configura o entendimento de professores sobre a definição e aplicação de atividades investigativas no ensino de Ciências? Por ser um traço latente, o mapeamento do entendimento reques a construção de um modelo estrutural bem definido com lentes teóricas específicas, que subsidiou a construção de dois bancos de itens, que após o processo de validação para refinamento, originou em um instrumento de coleta dados. Por meio da metodologia mista, realizamos análise das respostas de 24 professores sobre o entendimento da atividade investigativa por meio de um questionário, em termos de definição(conceito) e ações (procedimentos). Houve indicações de que o conhecimento sobre atividade investigativa dos professores é limitado, pois em termos gerais demonstram saber os princípios mais divulgados da abordagem, como protagonismo dos estudantes, o papel mediador do professor, e a proposta de desafios para o ensino. No entanto, quando especificações da abordagem são colocadas em pauta, como a própria condução da atividade, o aspecto avaliativo e a organização do tempo e espaço, o entendimento é restrito e as respostas carregam elementos que se confundem com a perspectiva tradicional de ensino no laboratório estruturado. No geral a pesquisa apresenta base para estudos futuros e para pensarmos no aspecto formativo dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para Ensino de Ciências. |
Abstract: | This research had as its object of study, the mapping of the understanding of teachers in the early years of Elementary School about investigative activity for the teaching of Sciences, based on the following guiding question: How is the understanding of teachers about the definition and application of activities configured? investigations in science teaching? As it is a latent trait, the mapping of understanding requires the construction of a well-defined structural model with specific theoretical lenses, which supported the construction of two item banks, which, after the validation process for refinement, resulted in a data collection instrument. . Through the mixed methodology, we analyzed the answers of 24 professors about the understanding of investigative activity through a questionnaire, in terms of definition (concept) and actions (procedures). There were indications that the knowledge about the investigative activity of teachers is limited, as in general terms they demonstrate knowledge of the most publicized principles of the approach, such as student protagonism, the mediating role of the teacher, and the proposal of challenges for teaching. However, when specifications of the approach are put on the agenda, such as the conduct of the activity itself, the evaluative aspect and the organization of time and space, understanding is restricted and the answers carry elements that are confused with the traditional perspective of teaching in the laboratory. structured. In general, the research presents a basis for future studies and for thinking about the formative aspect of teachers in the early years of Elementary School in Science Teaching. |
Palavras-chave: | Ensino por investigação Ensino Fundamental Ensino de Ciências Traços Latentes Ciências (Ensino fundamental) Ciências - Estudo e ensino Prática pedagógica - Investigação |
CNPq: | Ensino-Aprendizagem Ciências humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36618 |
Data do documento: | 24-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEFHC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
REPOSITÓRIO.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons