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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37663
Tipo: Dissertação
Título: “Quem quiser aprender a dançar vai na casa de Dona Juquinha” Umbigandopo(éticas) e metodologias do ensino de dança na(s) infância(s).
Autor(es): Cunha, Luana Lordêlo
Primeiro Orientador: Amoroso, Daniela Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Amoroso, Daniela Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Aquino, Rita Ferreira
metadata.dc.contributor.referee3: Santos Júnior, Renato Noguera dos
Resumo: Esta dissertação discute os caminhos metodológicos do ensino de dança para a primeira infância no espaço escolar. Seu principal objetivo é confrontar as metodologias com a lógica colonial, afim de apontar novas rotas baseadas nas filosofias afroperspectivistas de ubuntu e teko porã. Afinal, como as po(éticas) de infancialização contribuem para uma dança decolonial? Partimos da ação afrocentrada de umbigar, entendendo como o umbigo pode apontar caminhos para os estudos de corpo e de nossas histórias. Assim, chegamos a escolinha Maria Felipa em Salvador, acompanhando as crianças de 3 a 5 anos em suas aulas de dança, trocando experiências poéticas, registradas de maneira etnográfica e com apoio da bricolagem. Sobre(vivendo) à pandemia do covid-19, esta pesquisa entende o amor como o maior recurso pedagógico ancestral.
Abstract: This dissertation discusses the methodological ways of teaching dance for early childhood in the school space. The main objective is confronted methodologies with colonial logic, to confront new ways based on afroperspective philosophy Ubuntu and Teko Porã. How do childhood poetics contribute to a decolonial dance? We start from the afro-centered action, understanding how the navel can guide the studies of the body and our stories. We arrived at the Maria Felipe school, in Salvador, tracking children from 3 to 5 years old in their dance classes, exchanging poetic experiences, registered in ethnography records with the support of bricolage. Surviving the covid-19 pandemic, this research understands love as the greatest ancestral pedagogical resource.
Palavras-chave: Dança
Dança na educação - Estudo e ensino (Pré- escola)
Escolinha Maria Felipa (Salvador)
Cultura afro brasileira - Estudo e ensino
CNPq: Dança
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37663
Data do documento: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

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