Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Melo, Bruna Mascaro Seabra de | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-14T18:18:41Z | - |
dc.date.available | 2023-11-14T18:18:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38456 | - |
dc.description.abstract | This work seeks to reflect on Maculelê, often interpreted as a popular practice of
resistance by cultures from Africa. The study focuses on understanding five
organizational structures that constitute Maculelê: the character of dance, fight,
game, ritual and play. Therefore, the work seeks to understand the historical paths of
the denominations of Brazilian cultures through terms such as Folklore, Popular
Culture and Heritage, as well as to reflect on the philosophy of coloniality in the
construction of subjectivities. The research relies on a field study carried out in
Salvador and Santo Amaro da Purificação, in Bahia. Several interviews were carried
out with male and female masters, researchers, male and female makers of
Maculelê, which culminated in the making of a feature-length documentary video
entitled “Maculelê: entre sticks and grimas”. Finally, the work intends to think about
how the image and the visual dilate the field of epistemologies, methodologies and
ways of producing knowledge. With this, we seek to continue with questions that feed
debates about Maculelê, collaborating with studies that deal with the reflection of
Brazilian dances. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Danças folclóricas brasileiras | pt_BR |
dc.subject | Danças folclóricas - Salvador (BA) | pt_BR |
dc.subject | Danças folclóricas - Santo Amaro (BA) | pt_BR |
dc.subject | Danças folclóricas - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Maculelê (Dança) | pt_BR |
dc.subject.other | Maculelê | pt_BR |
dc.subject.other | Dance | pt_BR |
dc.subject.other | Fight | pt_BR |
dc.subject.other | Play | pt_BR |
dc.subject.other | Ritual. | pt_BR |
dc.subject.other | Game | pt_BR |
dc.subject.other | Audiovisual | pt_BR |
dc.title | Saberes e fazeres em cruzeta: olhares multifacetados sobre o maculelê. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Amoroso, Daniela Maria | - |
dc.contributor.referee1 | Amoroso, Daniela Maria | - |
dc.contributor.referee2 | Guimarães, Daniela Bemfica | - |
dc.contributor.referee3 | Machado, Lara Rodrigues | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4804428429307597 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho busca refletir sobre o Maculelê, frequentemente interpretado como
prática popular de resistência das culturas advindas da África. O estudo debruça-se
em compreender cinco estruturas organizativas que constituem o Maculelê: o caráter
de dança, luta, jogo, ritual e brincadeira. Para tanto, o trabalho procura compreender
os trajetos históricos das denominações das culturas brasileiras através de termos
como Folclore, Cultura Popular e Patrimônio, assim como refletir sobre as
implicações da colonialidade na construção das subjetividades. A pesquisa conta
com um estudo de campo realizado em Salvador e Santo Amaro da Purificação, na
Bahia. Foram realizadas diversas entrevistas com mestres, mestras, pesquisadores,
pesquisadoras, fazedores e fazedoras do Maculelê, que culminaram na realização
de um vídeo documentário longa-metragem intitulado “Maculelê: entre paus, grimas
e cacetes”. Por fim, o trabalho pretende pensar de que forma a imagem e o visual
dilata o campo das epistemologias, das metodologias e das formas de produzir
conhecimento. Com isto, buscamos avançar em questões que alimentam debates
sobre o Maculelê, colaborando com estudos que se ocupam da reflexão das danças
brasileiras. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Dança | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA)
|