https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38456
Tipo: | Dissertação |
Título: | Saberes e fazeres em cruzeta: olhares multifacetados sobre o maculelê. |
Autor(es): | Melo, Bruna Mascaro Seabra de |
Primeiro Orientador: | Amoroso, Daniela Maria |
metadata.dc.contributor.referee1: | Amoroso, Daniela Maria |
metadata.dc.contributor.referee2: | Guimarães, Daniela Bemfica |
metadata.dc.contributor.referee3: | Machado, Lara Rodrigues |
Resumo: | Este trabalho busca refletir sobre o Maculelê, frequentemente interpretado como prática popular de resistência das culturas advindas da África. O estudo debruça-se em compreender cinco estruturas organizativas que constituem o Maculelê: o caráter de dança, luta, jogo, ritual e brincadeira. Para tanto, o trabalho procura compreender os trajetos históricos das denominações das culturas brasileiras através de termos como Folclore, Cultura Popular e Patrimônio, assim como refletir sobre as implicações da colonialidade na construção das subjetividades. A pesquisa conta com um estudo de campo realizado em Salvador e Santo Amaro da Purificação, na Bahia. Foram realizadas diversas entrevistas com mestres, mestras, pesquisadores, pesquisadoras, fazedores e fazedoras do Maculelê, que culminaram na realização de um vídeo documentário longa-metragem intitulado “Maculelê: entre paus, grimas e cacetes”. Por fim, o trabalho pretende pensar de que forma a imagem e o visual dilata o campo das epistemologias, das metodologias e das formas de produzir conhecimento. Com isto, buscamos avançar em questões que alimentam debates sobre o Maculelê, colaborando com estudos que se ocupam da reflexão das danças brasileiras. |
Abstract: | This work seeks to reflect on Maculelê, often interpreted as a popular practice of resistance by cultures from Africa. The study focuses on understanding five organizational structures that constitute Maculelê: the character of dance, fight, game, ritual and play. Therefore, the work seeks to understand the historical paths of the denominations of Brazilian cultures through terms such as Folklore, Popular Culture and Heritage, as well as to reflect on the philosophy of coloniality in the construction of subjectivities. The research relies on a field study carried out in Salvador and Santo Amaro da Purificação, in Bahia. Several interviews were carried out with male and female masters, researchers, male and female makers of Maculelê, which culminated in the making of a feature-length documentary video entitled “Maculelê: entre sticks and grimas”. Finally, the work intends to think about how the image and the visual dilate the field of epistemologies, methodologies and ways of producing knowledge. With this, we seek to continue with questions that feed debates about Maculelê, collaborating with studies that deal with the reflection of Brazilian dances. |
Palavras-chave: | Danças folclóricas brasileiras Danças folclóricas - Salvador (BA) Danças folclóricas - Santo Amaro (BA) Danças folclóricas - Aspectos sociais Maculelê (Dança) |
CNPq: | Dança |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Dança |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38456 |
Data do documento: | 17-Mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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