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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40008
Tipo: Dissertação
Título: Transes do presente: Uma análise antropófaga e distrópica do filme Bacurau
Título(s) alternativo(s): Trances of the present: analyses anthropophagic and “dystropyc” of the movie Bacurau
Trances del presente: un análisis antropofágico y “distropíca” de la película Bacurau
Autor(es): Jesus, Jacqueline Gama de
Primeiro Orientador: Lima, Rachel Esteves
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Rachel Esteves
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Júlia Morena Silva da
metadata.dc.contributor.referee3: Resende, Maria Ângela de Araújo
Resumo: Este trabalho analisa o filme Bacurau, do ano de 2019, dirigido e roteirizado por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, articulando-o ao pensamento antropófago, de Oswald de Andrade (1995), erigido em seus ensaios e manifestos. A dissertação analisa algumas das obras dos diretores pernambucanos, como também discute, de forma breve, a genealogia da construção do cinema brasileiro (Gomes, 1996), principalmente dos momentos do Cinema Novo e da retomada contemporânea dos anos 1990. Também considera os momentos políticos vivenciados nesses recortes temporais e focaliza em coletividades que fazem interlocuções entre passado e presente, como se dá com a Semana de 1922, o movimento Manguebeat, a Tropicália, e com grupos de música contemporânea, como o Baiana System. O trabalho tece críticas às condições de produção da cinematografia brasileira, ao mesmo tempo em que atravessa temáticas enfocadas nessas produções, mirando, principalmente, as problemáticas da fome e do sonho (Rocha, 2013 [1965; 1971]). A dissertação é construída por meio do recurso a textos sobre os canibais (Lestringant, 1997; Montaigne, 2010 [1533-1592]), e pautado pelas teorias do devir-animal (Deleuze; Guattari, 2012), do devir-onça (Mussa, 2011) e do habitar tropical (Ferdinand, 2022), formulando-se, a partir dessas leituras, o conceito de distropia. Este parte de uma inquietação da autora de que Bacurau não poderia ser nem uma utopia nem uma distopia. E dialoga com a proposta do Bem Viver (Solón, 2016), com as experiências dos povos originários (Kopenawa; Albert, 2019; Krenak, 2019) e dos povos aquilombados (Nascimento, 1985), com literaturas e filmes distópicos e utópicos, perpassando pelo descolonial, em sua conceituação latino-americana (Walsh, 2013; Mignolo, 2003) e das compreensões sobre o paradigma colonizador e colonizado, em Memmi (2007 [1957]) e Fanon (1968), assim como pela noção de vidas precárias (Butler, 2015) e da discussão de Spivak (2010) sobre a possibilidade de fala do subalternizado.
Abstract: This paper analyzes the 2019 movie Bacurau, directed and written by Kleber Mendonça Filho and Juliano Dornelles, through the anthropophagic thought of Oswald de Andrade (1995), as expressed in his essays and manifestos. This dissertation offers analyses of some of the works by the filmmakers from Pernambuco, while also tracing the genealogy of Brazilian cinema (Gomes, 1996), particularly focusing on moments of the Cinema Novo (New Cinema) and the contemporary revival of the 1990s. The political contexts of these temporal periods in Brazil, characterized by collectivities, is relevant for the investigates, and making connections between past and present, such as the Week of 1922, the Manguebeat movement, the Tropicália movement, and contemporary group of Brazilian musicians like Baiana System. Inside this paper, the critic discussions are about the conditions into the production of Brazilian cinematography while problematizing the themes around of these productions, particularly focusing on the issues of hunger and dreams (Rocha, 2013 [1965; 1971]). Additionally, a conceptualization of distropy is constructed through an analysis of cannibals (Lestringant, 1997; Montaigne, 2010 [1533-1592]), guided by the theories of becoming-animal (Deleuze; Guattari, 2012), becoming-jaguar (Mussa, 2011), and tropical habitation (Ferdinand, 2022). This concept of distropy arises from the author's concern that Bacurau could not be either a utopia or a dystopia. It also engages with the concept of Bem Viver (Good Living) (Solón, 2016), the experiences of indigenous peoples (Kopenawa; Albert, 2019; Krenak, 2019), and maroon communities, from quilombos (Nascimento, 1985), as well as dystopian and utopian literatures and movies, traversing through descolonial perspectives, using the Latin American conceptualization (Walsh, 2013; Mignolo, 2003) and understandings of the colonizer and colonized paradigm, as in Memmi (2007 [1957]) and Fanon (1968), the idea of Precarious Lives (Butler, 2015), and the construction of the subalterns (Spivak, 2010).
Palavras-chave: Bacurau
Kleber Mendonça Filho
Juliano Dornelles
Cinema brasileiro
Antropofagia
Distropia
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::INTERPRETACAO CINEMATOGRAFICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40008
Data do documento: 12-Jul-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

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