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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40039
Tipo: Dissertação
Título: Reconstrução de um RPG de aventura como proposta de intervenção educacional que trata de questões de gênero e sexualidade fundamentado teórica e metodologicamente pelo Modelo de Reconstrução Educacional
Título(s) alternativo(s): Reconstruction of an adventure RPG as a proposal for educational intervention that deals with gender and sexuality issues theoretically and methodologically grounded by the Model of Educational Reconstruction
Autor(es): Lira, Fleuriane Dantas
Primeiro Orientador: Rosa, Katemari Diogo da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Smania Marques, Roberta
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Michelle Garcia da
metadata.dc.contributor.referee2: Pagan, Alice Alexandre
metadata.dc.contributor.referee3: Messeder Neto, Helio da Silva
Resumo: Foram abordadas duas questões principais neste trabalho: a criação de jogos educacionais que são teórica e metodologicamente fundamentados e a inclusão de debates sobre gênero e sexualidade no ambiente escolar, como a lgbtfobia e a gravidez indesejada. A pesquisa focou na revisão e ampliação do jogo autoral de RPG de aventura solo “Mais um nada comum dia na escola”, fundamentado teórica e metodologicamente no Modelo de Reconstrução Educacional (MRE). A pesquisa utilizou resultados de avaliações anteriores do jogo e novas análises para reescrever o conteúdo e desenvolver um guia para docentes, orientando a aplicação do jogo e propondo questões para debates. Foram feitas duas revisões bibliográficas. Uma sobre o uso de RPG no ensino, destacando suas potencialidades e limitações, como construção, avaliação, teste e aplicação do jogo, bem como elementos como tempo de jogo e improvisação. Esta foi crucial para entender a mecânica do jogo proposto. E outra sobre a diversidade de perspectivas discentes e docentes sobre os temas de gênero e sexualidade, que foi essencial para orientar os diálogos na narrativa do jogo, refletindo as influências sociais, culturais e políticas. Utilizamos as autoras Judith Butler, Tina Chanter e Guacira Lopes Louro para entender como o ensino de ciências e biologia pode apoiar os debates de gênero e sexualidade, utilizando esses temas como construções sociais. Esses três fatores nos permitiram aplicar o MRE na construção dos princípios de design e objetivos de aprendizagem do jogo, além de responder a questão norteadora da pesquisa, que nos evidenciou quais as oito características que devem estar presentes num jogo educacional complexo do tipo RPG de aventura-solo para que seja promovida a participação ativa dos alunos nas aulas que abordam temas como gênero e sexualidade. Este estudo destaca o potencial de mudanças educativas através de reflexões sobre gênero e sexualidade, usando o jogo de aventura-solo como ferramenta central. Além de preencher uma lacuna na literatura acadêmica, o estudo fornece um guia prático inédito para a construção de jogos educacionais complexos no formato aventura-solo com um jogo autoral. Ademais, a pesquisa também amplia as discussões acadêmicas que utilizam o MRE como base teórica e metodológica para o design de intervenções educacionais.
Abstract: Two main issues were addressed in this work: the creation of educational games that are theoretically and methodologically grounded, and the inclusion of debates on gender and sexuality in the school environment, such as LGBTQ+ phobia and unwanted pregnancies. The research focused on the review and expansion of the original solo adventure RPG game "Just Another Uncommon Day at School," theoretically and methodologically based on the Model of Educational Reconstruction (MER). The research utilized results from previous evaluations of the game and new analyses to rewrite the content and develop a guide for teachers, providing instructions on the game's application and proposing questions for debates. Two literature reviews were conducted. One on the use of RPGs in teaching, highlighting their potential and limitations, including the construction, evaluation, testing, and application of the game, as well as elements such as game duration and improvisation. This was crucial to understanding the mechanics of the proposed game. The other review focused on the diversity of student and teacher perspectives on gender and sexuality issues, which was essential for guiding dialogues in the game's narrative, reflecting social, cultural, and political influences. We used the works of Judith Butler, Tina Chanter, and Guacira Lopes Louro to understand how the teaching of science and biology can support gender and sexuality debates, using these themes as social constructs. These three factors allowed us to apply the MER in the construction of the game's design principles and learning objectives, as well as to address the research's guiding question, which highlighted the eight characteristics that must be present in a complex educational solo adventure RPG game to promote active student participation in classes addressing gender and sexuality themes. This study highlights the potential for educational change through reflections on gender and sexuality, using the solo adventure game as a central tool. In addition to filling a gap in the academic literature, the study provides an unprecedented practical guide for constructing complex educational games in the solo adventure format with an original game. Moreover, the research also expands academic discussions that use the MER as a theoretical and methodological basis for designing educational interventions.
Palavras-chave: Relações de Gênero
Diversidade de gênero
Ensino médio
Modelos e construção de modelos
Jogos educativos
Modelo de Reconstrução Educacional
Diversidade Sexual
Jogos Educacionais Complexos
Construção de Jogos Educacionais
CNPq: Ciências humanas
Educação
Ensino-Aprendizagem
Métodos e Técnicas de ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40039
Data do documento: 1-Jul-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

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RPG - Versão 3.0.pdfRPG resultante da pesquisa de mestrado9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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