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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40301
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino jurídico e formação para a docência: o impacto dos programas de tirocínio e monitoria nas práticas dos professores da Faculdade de Direito da UFBA
Autor(es): Santana, Quéren Samai Moraes
Primeiro Orientador: Oliveira, Isabela Fadul de
metadata.dc.contributor.referee1: Côrtes, Sara da Nova Quadros
metadata.dc.contributor.referee2: Vasconcelos, Jonnas Esmeraldo Marques de
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Isabela Fadul de
Resumo: Esta monografia discute a formação dos professores nos cursos jurídicos. Para tanto, analisa o corpo docente da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, em especial os professores que atuaram como supervisores nos programas de Tirocínio Docente e de Monitoria nos semestres 2021.2 e 2022.1. Tais programas consistem em espaços de iniciação à docência da Instituição de Ensino ao possibilitar o primeiro contato de estudantes de graduação e pós- graduação com a carreira docente. Ademais, esses programas surgem como uma oportunidade de formação continuada do corpo docente, constituindo-se em um meio de reflexão dos professores sobre as suas práticas e vivências acadêmicas. O estudo examina marcos normativos, documentos institucionais e dados coletados mediante a aplicação de questionários, com o objetivo de compreender como esses professores percebem o impacto dos programas de Tirocínio Docente e de Monitoria em sua prática docente. Conclui-se que a participação dos monitores e tirocinistas no processo de ensino-aprendizagem vem possibilitando mudanças em sua prática, através da adoção de novas metodologias de ensino e da reflexão coletiva acerca da docência, promovendo a transformação do ensino do Direito na Universidade Federal da Bahia.
Abstract: This monograph discusses the training of teachers in legal courses. To this end, it analyzes the teaching staff of the Faculty of Law of the Federal University of Bahia, in particular the professors who acted as supervisors in the Teaching Training and Monitoring programs in the semesters 2021.2 and 2022.1. Such programs consist of spaces for initiation into teaching at the Education Institution by enabling the first contact of undergraduate and graduate students with the teaching career. Furthermore, these programs appear as an opportunity for the continuing education of the teaching staff, constituting a means for teachers to reflect on their academic practices and experiences. The study examines normative frameworks, institutional documents and data collected through the application of questionnaires, with the aim of understanding how these teachers perceive the impact of Teaching Training and Monitoring programs on their teaching practice. It is concluded that the participation of monitors and trainees in the teaching learning process has enabled changes in their practice, through the adoption of new teaching methodologies and collective reflection on teaching, promoting the transformation of the teaching of Law at the Federal University of Bahia.
Palavras-chave: Ensino jurídico
Formação docente
Prática docente
Direito - Estudo e ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: FDUFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40301
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito)

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