https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40475
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ensino de literatura na escola e interculturalidade: experiências na formação do leitor de ensino fundamental. |
Título(s) alternativo(s): | Teaching literature at school and Interculturality: experiences in the formation of elementary school readers. |
Autor(es): | Santos, Elaine Cristina Guarnieri |
Primeiro Orientador: | Muniz, Marcio Ricardo Coelho |
metadata.dc.contributor.referee1: | Machado, Rodrigo Corrêa Martins |
metadata.dc.contributor.referee2: | Mattos, Lavinia Neves dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Muniz, Marcio Ricardo Coelho |
Resumo: | Este trabalho é um memorial de formação em que narro e descrevo os resultados de uma pesquisa no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na qual apresento uma análise crítica e autorreflexiva sobre minha atuação profissional e formação acadêmica, bem como uma proposta de formação leitora, por meio do texto literário, que tem a perspectiva da interculturalidade como uma estratégia potencializadora das discussões sobre diversidades culturais, étnicas, sociais, de gênero, entre outras, presentes no contexto escolar. O processo de formação de leitores proposto é guiado pelo estudo do texto literário a partir da perspectiva metodológica da sequência básica, tal como estabelecida por Rildo Cosson (2021). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico e de concepção de caráter aplicado. Os participantes da pesquisa são alunas e alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Monteiro Lobato, localizado no bairro de Fazenda Coutos, em Salvador, Bahia. A pesquisa está ancorada em aportes teóricos basilares para o campo da formação do leitor literário – Candido (1995), Dalvi (2013 e 2021), Cosson (2021 e 2022) –, da interculturalidade – Walsh (2006, 2009 e 2016) – e da educação intercultural – Candau (2006, 2011 e 2012). |
Abstract: | This work is a training memorial in which I narrate and describe the results of a research within the scope of the Professional Master's Program in Literature (PROFLETRAS), at the Federal University of Bahia (UFBA), in which I present a critical and self-reflective analysis of my profissional performance and academic training, as well as a proposal for reader training, through literary text, which has the perspective of interculturality as a strategy to enhance discussions about cultural, ethnic, social and gender diversities, among others, present in the school context. The proposed reader training process is guided by the study of the literary text from the methodological perspective of the basic sequence, as established by Rildo Cosson (2021). This is qualitative research, of an ethnographic nature and applied nature. The research participants are students in the 9th year of Elementary School at Colégio Estadual Monteiro Lobato, located in the Fazenda Coutos neighborhood, in Salvador, Bahia. The research is anchored in basic theoretical contributions to the field of literary reader training – Candido (1995), Dalvi (2013 and 2021), Cosson (2021 and 2022) –, interculturality – Walsh (2006, 2009 and 2016) – and of intercultural education – Candau (2006, 2011 and 2012). |
Palavras-chave: | Formação do leitor literário Interculturalidade Educação intercultural Sequência básica |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40475 |
Data do documento: | 18-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFLETRAS) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ata_Defesa_Elaine_Guarnieri_assinado (1).pdf | Ata de Defesa | 123,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Memorial.Elaine Guarnieri.pdf | Memorial | 8,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.