Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40475
Tipo: Dissertação
Título: Ensino de literatura na escola e interculturalidade: experiências na formação do leitor de ensino fundamental.
Título(s) alternativo(s): Teaching literature at school and Interculturality: experiences in the formation of elementary school readers.
Autor(es): Santos, Elaine Cristina Guarnieri
Primeiro Orientador: Muniz, Marcio Ricardo Coelho
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, Rodrigo Corrêa Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Mattos, Lavinia Neves dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Muniz, Marcio Ricardo Coelho
Resumo: Este trabalho é um memorial de formação em que narro e descrevo os resultados de uma pesquisa no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na qual apresento uma análise crítica e autorreflexiva sobre minha atuação profissional e formação acadêmica, bem como uma proposta de formação leitora, por meio do texto literário, que tem a perspectiva da interculturalidade como uma estratégia potencializadora das discussões sobre diversidades culturais, étnicas, sociais, de gênero, entre outras, presentes no contexto escolar. O processo de formação de leitores proposto é guiado pelo estudo do texto literário a partir da perspectiva metodológica da sequência básica, tal como estabelecida por Rildo Cosson (2021). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico e de concepção de caráter aplicado. Os participantes da pesquisa são alunas e alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Monteiro Lobato, localizado no bairro de Fazenda Coutos, em Salvador, Bahia. A pesquisa está ancorada em aportes teóricos basilares para o campo da formação do leitor literário – Candido (1995), Dalvi (2013 e 2021), Cosson (2021 e 2022) –, da interculturalidade – Walsh (2006, 2009 e 2016) – e da educação intercultural – Candau (2006, 2011 e 2012).
Abstract: This work is a training memorial in which I narrate and describe the results of a research within the scope of the Professional Master's Program in Literature (PROFLETRAS), at the Federal University of Bahia (UFBA), in which I present a critical and self-reflective analysis of my profissional performance and academic training, as well as a proposal for reader training, through literary text, which has the perspective of interculturality as a strategy to enhance discussions about cultural, ethnic, social and gender diversities, among others, present in the school context. The proposed reader training process is guided by the study of the literary text from the methodological perspective of the basic sequence, as established by Rildo Cosson (2021). This is qualitative research, of an ethnographic nature and applied nature. The research participants are students in the 9th year of Elementary School at Colégio Estadual Monteiro Lobato, located in the Fazenda Coutos neighborhood, in Salvador, Bahia. The research is anchored in basic theoretical contributions to the field of literary reader training – Candido (1995), Dalvi (2013 and 2021), Cosson (2021 and 2022) –, interculturality – Walsh (2006, 2009 and 2016) – and of intercultural education – Candau (2006, 2011 and 2012).
Palavras-chave: Formação do leitor literário
Interculturalidade
Educação intercultural
Sequência básica
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40475
Data do documento: 18-Mar-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata_Defesa_Elaine_Guarnieri_assinado (1).pdfAta de Defesa123,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Memorial.Elaine Guarnieri.pdfMemorial8,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.