https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40834
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A importância da avaliação cognitiva (somativa e formativa) do treinamento do residente |
Autor(es): | Meurrauhy, Mayara Mendonca Sampaio |
Primeiro Orientador: | Brito, Milena Bastos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Neves, Adson |
metadata.dc.contributor.referee2: | Matos, Paula |
metadata.dc.contributor.referee3: | Britto, Renata |
metadata.dc.contributor.referee4: | Brito, Milena Bastos |
Resumo: | A residência médica é a modalidade de ensino de pós-graduação destinada ao treinamento em serviço supervisionado em determinada área da medicina.(1) O médico que ingressa em sua especialidade de escolha busca treinamento na sua área, aquisição progressiva de conhecimento e habilidades técnicas, desenvolvimento da capacidade de iniciativa, julgamento, avaliação e internalização de preceitos e normas éticas. Contudo, o processo de ensino-aprendizagem durante a residência médica ainda apresenta desafios nos seus métodos avaliativos, importantes para a construção do processo de aprendizagem do especialista. A Resolução Nº 4, de 1º de novembro de 2023,(4) estabeleceu que o sistema de avaliação de cada programa deve contemplar um conjunto de avaliações somativas e formativas. A avaliação somativa terá como objetivo assegurar o alcance de qualificações mínimas exigidas e a identificação daqueles que não atingiram o domínio técnico necessário para progressão ao nível seguinte. Já a avaliação formativa terá como objetivos: I – prover informações relativas ao nível de desenvolvimento do médico-residente; II – identificar aspectos positivos e fragilidades no seu processo de aprendizagem; e III – permitir que o médico-residente monitore seu próprio aprendizado.(4)A avaliação não deve ser vista apenas como uma prova com questões abertas e fechadas ou como um momento de tensão e julgamento pelos médicos-residentes, e sim como um momento de análise e feedback das aprendizagens adquiridas por meio de preceptores comprometidos com esse processo de ensino-aprendizagem, diversificando, assim, as formas de avaliação no processo de aprendizagem na residência médica. |
Palavras-chave: | Residente Avaliação cognitiva |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | EDUFBA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40834 |
Data do documento: | 2-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Programa de Residência Médica (Faculdade de Medicina) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC para anexar .pdf | 343,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Modelo_Termo_de_Aprovacao_Mayara_assinado.pdf | 161,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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