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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40834
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da avaliação cognitiva (somativa e formativa) do treinamento do residente
Autor(es): Meurrauhy, Mayara Mendonca Sampaio
Primeiro Orientador: Brito, Milena Bastos
metadata.dc.contributor.referee1: Neves, Adson
metadata.dc.contributor.referee2: Matos, Paula
metadata.dc.contributor.referee3: Britto, Renata
metadata.dc.contributor.referee4: Brito, Milena Bastos
Resumo: A residência médica é a modalidade de ensino de pós-graduação destinada ao treinamento em serviço supervisionado em determinada área da medicina.(1) O médico que ingressa em sua especialidade de escolha busca treinamento na sua área, aquisição progressiva de conhecimento e habilidades técnicas, desenvolvimento da capacidade de iniciativa, julgamento, avaliação e internalização de preceitos e normas éticas. Contudo, o processo de ensino-aprendizagem durante a residência médica ainda apresenta desafios nos seus métodos avaliativos, importantes para a construção do processo de aprendizagem do especialista. A Resolução Nº 4, de 1º de novembro de 2023,(4) estabeleceu que o sistema de avaliação de cada programa deve contemplar um conjunto de avaliações somativas e formativas. A avaliação somativa terá como objetivo assegurar o alcance de qualificações mínimas exigidas e a identificação daqueles que não atingiram o domínio técnico necessário para progressão ao nível seguinte. Já a avaliação formativa terá como objetivos: I – prover informações relativas ao nível de desenvolvimento do médico-residente; II – identificar aspectos positivos e fragilidades no seu processo de aprendizagem; e III – permitir que o médico-residente monitore seu próprio aprendizado.(4)A avaliação não deve ser vista apenas como uma prova com questões abertas e fechadas ou como um momento de tensão e julgamento pelos médicos-residentes, e sim como um momento de análise e feedback das aprendizagens adquiridas por meio de preceptores comprometidos com esse processo de ensino-aprendizagem, diversificando, assim, as formas de avaliação no processo de aprendizagem na residência médica.
Palavras-chave: Residente
Avaliação cognitiva
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40834
Data do documento: 2-Dez-2024
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Programa de Residência Médica (Faculdade de Medicina)

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