Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40852
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaia Filho, Angevaldo Menezes-
dc.date.accessioned2025-01-08T21:16:10Z-
dc.date.available2025-01-08T21:16:10Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40852-
dc.description.abstractThis paper investigates how the History of Science, from a critical perspective, can contribute to anti-oppressive science teaching in light of feminist epistemologies and feminist critiques of science. We develop a historical episode in which we present the academic trajectory of Canadian physicist Harriet Brooks and her contributions to the development of radioactivity in the first decade of the 20th century, using gender as a category of historical analysis. From a feminist perspective, we highlight aspects of the nature of science associated with gender issues, which are rarely present in science teaching despite being relevant to understanding how science develops. In the dimension of physics teaching, we build interfaces between the history of women in science and critical pedagogy, in which we seek to present aspects of the nature of science based on feminist epistemologies and present them in the form of two historical narratives grounded in the historical episode. Thus, the thesis can be identified as a work in the history of science, considering the construction of a historical episode and science teaching by proposing strategies on how to develop critical physics teaching, highlighting aspects of the nature of science.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistoria das mulherespt_BR
dc.subjectHarriet Brookspt_BR
dc.subjectEpistemologias feministaspt_BR
dc.subjectNarrativas históricaspt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subject.otherWomen's Historypt_BR
dc.subject.otherHarriet Brookspt_BR
dc.subject.otherFeminist Epistemologiespt_BR
dc.subject.otherHistorical narrativespt_BR
dc.subject.otherPhysics teachingpt_BR
dc.titleHistória das mulheres no ensino de física: Harriet Brooks, narrativas históricas e educação humanísticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIASpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Indianara Lima-
dc.contributor.referee1Fernandes, Hermann Schiffer-
dc.contributor.referee2Pereira, Jaene Guimarães-
dc.contributor.referee3Souza, Rafaelle da Silva-
dc.contributor.referee4Pereira, Leticia dos Santos-
dc.contributor.referee5Silva, Indianara Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0982332182181563pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, investigamos como a História das Ciências, em uma perspectiva crítica, pode contribuir para um ensino de ciências antiopressivo, à luz de epistemologias feministas e das críticas feministas à ciência. Desenvolvemos um episódio histórico no qual apresentamos a trajetória acadêmica da física canadense Harriet Brooks e suas contribuições para o desenvolvimento da radioatividade na primeira década do século XX, utilizando o gênero como categoria de análise histórica. Sob a lente feminista, destacamos aspectos da natureza da ciência associados às questões de gênero que, apesar de relevantes para a compreensão de como a ciência se desenvolve, estão pouco presentes no ensino de ciências. Na dimensão do ensino de física, construímos interfaces entre a história das mulheres na ciência e a pedagogia crítica, nas quais visamos apresentar aspectos da natureza da ciência, baseado nas epistemologias feministas, e apresentá-los sob a forma de duas narrativas históricas, fundamentadas no episódio histórico. Dessa forma, esta tese pode ser identificada como um trabalho em história das ciências, considerando a construção de um episódio histórico, bem como em ensino de ciências ao propor estratégias de como desenvolver um ensino de física crítico, destacando aspectos da natureza da ciência.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Angevaldo_Ficha_Ata.pdfAngevaldo Maia Filho-Tese Doutorado1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.