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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40852
Tipo: Tese
Título: História das mulheres no ensino de física: Harriet Brooks, narrativas históricas e educação humanística
Autor(es): Maia Filho, Angevaldo Menezes
Primeiro Orientador: Silva, Indianara Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Hermann Schiffer
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Jaene Guimarães
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Rafaelle da Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Pereira, Leticia dos Santos
metadata.dc.contributor.referee5: Silva, Indianara Lima
Resumo: Neste trabalho, investigamos como a História das Ciências, em uma perspectiva crítica, pode contribuir para um ensino de ciências antiopressivo, à luz de epistemologias feministas e das críticas feministas à ciência. Desenvolvemos um episódio histórico no qual apresentamos a trajetória acadêmica da física canadense Harriet Brooks e suas contribuições para o desenvolvimento da radioatividade na primeira década do século XX, utilizando o gênero como categoria de análise histórica. Sob a lente feminista, destacamos aspectos da natureza da ciência associados às questões de gênero que, apesar de relevantes para a compreensão de como a ciência se desenvolve, estão pouco presentes no ensino de ciências. Na dimensão do ensino de física, construímos interfaces entre a história das mulheres na ciência e a pedagogia crítica, nas quais visamos apresentar aspectos da natureza da ciência, baseado nas epistemologias feministas, e apresentá-los sob a forma de duas narrativas históricas, fundamentadas no episódio histórico. Dessa forma, esta tese pode ser identificada como um trabalho em história das ciências, considerando a construção de um episódio histórico, bem como em ensino de ciências ao propor estratégias de como desenvolver um ensino de física crítico, destacando aspectos da natureza da ciência.
Abstract: This paper investigates how the History of Science, from a critical perspective, can contribute to anti-oppressive science teaching in light of feminist epistemologies and feminist critiques of science. We develop a historical episode in which we present the academic trajectory of Canadian physicist Harriet Brooks and her contributions to the development of radioactivity in the first decade of the 20th century, using gender as a category of historical analysis. From a feminist perspective, we highlight aspects of the nature of science associated with gender issues, which are rarely present in science teaching despite being relevant to understanding how science develops. In the dimension of physics teaching, we build interfaces between the history of women in science and critical pedagogy, in which we seek to present aspects of the nature of science based on feminist epistemologies and present them in the form of two historical narratives grounded in the historical episode. Thus, the thesis can be identified as a work in the history of science, considering the construction of a historical episode and science teaching by proposing strategies on how to develop critical physics teaching, highlighting aspects of the nature of science.
Palavras-chave: Historia das mulheres
Harriet Brooks
Epistemologias feministas
Narrativas históricas
Ensino de física
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40852
Data do documento: 29-Out-2024
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

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