Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Silva, Sanio Santos da | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-29T02:54:18Z | - |
dc.date.available | 2025-01-28 | - |
dc.date.available | 2025-01-29T02:54:18Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41023 | - |
dc.description.abstract | Goldfish Memory (2003) is a romantic comedy written and directed by the Dubliner Liz Gill.
The film explores the dynamics of affective relationships in the contemporary context of
globalization. Dublin, the capital of Ireland, is represented as a metropolis of cultural and
identity diversity. It is a narrative that explains the permeability of territorial boundaries, which
currently do not demarcate limits or prevent contact between different cultural systems. The
cinema can present social, economic and political phenomena of a community, through diverse
aesthetic resources. Thus, a film can offer relevant content to understand the realities of
individuals, groups and nations. Based on this understanding, the general objective of this work
is to analyze contemporary features of Irish identity in the film Goldfish Memory, observing
how the Irish intertwine in the cultural networks woven by globalization, focusing on the
dynamics of the affective bonds of the characters. Specific objectives include: discussing
concepts related to identity, postmodernity and Irishness; exposing identity elements present in
the film; and analyzing this content through the studied theory. The relevance of the work is
related to the importance of propagating Irish film productions that offer significant cultural
content to the academic community. It is important to highlight that Irish works are still rarely
explored in Brazil, mainly in Bahia. This research offers a contribution to expand the space for
dialogue with other cultures within the local academic scene. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Goldfish Memory | pt_BR |
dc.subject | Filme | pt_BR |
dc.subject | Pós-Modernidade | pt_BR |
dc.subject | Irlandesidade | pt_BR |
dc.subject.other | Goldfish Memory | pt_BR |
dc.subject.other | Film | pt_BR |
dc.subject.other | Postmodernity | pt_BR |
dc.subject.other | Irishness | pt_BR |
dc.title | Todas as cores do amor e as novas cores da Irlanda na pós-modernidade: mapeando a irlandesidade no filme Goldfish Memory, de Liz Gill | pt_BR |
dc.title.alternative | All the colors of love and the new colors of postmodern ireland – mapping the irishness on the film Goldfish Memory, by Liz Gill | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Araújo, Noélia Borges de | - |
dc.contributor.referee1 | Araújo, Noélia Borges de | - |
dc.contributor.referee2 | Anastácio, Silvia Maria Guerra | - |
dc.contributor.referee3 | Pfau, Monique | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1978453217596115 | pt_BR |
dc.description.resumo | Goldfish Memory (2003) é uma comédia romântica escrita e dirigida pela dublinense Liz Gill.
O filme explora a dinâmica das relações afetivas no contexto contemporâneo de globalização.
Dublin, a capital da Irlanda, é representada como uma metrópole de diversidade cultural e
identitária. Trata-se de uma narrativa que explicita a permeabilidade de fronteiras territoriais,
que, atualmente, não demarcam limites ou impedem o contato entre sistemas culturais distintos.
O cinema pode apresentar fenômenos sociais, econômicos e políticos de uma comunidades,
através de recursos estéticos diversos. Assim, um filme pode oferecer conteúdo relevante para
compreender as realidades de indivíduos, grupos e nações. Partindo desse entendimento, o
objetivo geral do presente trabalho é analisar traços contemporâneos da identidade irlandesa no
filme Goldfish Memory, observando como o irlandês se entrelaça nas redes culturais tecidas
pela globalização, tendo como foco a dinâmica dos vínculos afetivos dos personagens. Os
objetivos específicos incluem: discutir conceitos relacionadas à identidade, pós-modernidade e
irlandesidade; explicitar elementos identitários presentes no filme; e analisar esse conteúdo
através da teoria estudada. A relevância do trabalho está relacionada à importância de propagar
produções cinematográficas irlandesas que ofereçam conteúdo cultural significativo para a
comunidade acadêmica. É importante destacar que obras irlandesas ainda são raramente
exploradas no Brasil, principalmente na Bahia. A presente pesquisa oferece uma contribuição
para ampliar o espaço de diálogo com outras culturas dentro do cenário acadêmico local. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLITCULT)
|