Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41023
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Sanio Santos da-
dc.date.accessioned2025-01-29T02:54:18Z-
dc.date.available2025-01-28-
dc.date.available2025-01-29T02:54:18Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41023-
dc.description.abstractGoldfish Memory (2003) is a romantic comedy written and directed by the Dubliner Liz Gill. The film explores the dynamics of affective relationships in the contemporary context of globalization. Dublin, the capital of Ireland, is represented as a metropolis of cultural and identity diversity. It is a narrative that explains the permeability of territorial boundaries, which currently do not demarcate limits or prevent contact between different cultural systems. The cinema can present social, economic and political phenomena of a community, through diverse aesthetic resources. Thus, a film can offer relevant content to understand the realities of individuals, groups and nations. Based on this understanding, the general objective of this work is to analyze contemporary features of Irish identity in the film Goldfish Memory, observing how the Irish intertwine in the cultural networks woven by globalization, focusing on the dynamics of the affective bonds of the characters. Specific objectives include: discussing concepts related to identity, postmodernity and Irishness; exposing identity elements present in the film; and analyzing this content through the studied theory. The relevance of the work is related to the importance of propagating Irish film productions that offer significant cultural content to the academic community. It is important to highlight that Irish works are still rarely explored in Brazil, mainly in Bahia. This research offers a contribution to expand the space for dialogue with other cultures within the local academic scene.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGoldfish Memorypt_BR
dc.subjectFilmept_BR
dc.subjectPós-Modernidadept_BR
dc.subjectIrlandesidadept_BR
dc.subject.otherGoldfish Memorypt_BR
dc.subject.otherFilmpt_BR
dc.subject.otherPostmodernitypt_BR
dc.subject.otherIrishnesspt_BR
dc.titleTodas as cores do amor e as novas cores da Irlanda na pós-modernidade: mapeando a irlandesidade no filme Goldfish Memory, de Liz Gillpt_BR
dc.title.alternativeAll the colors of love and the new colors of postmodern ireland – mapping the irishness on the film Goldfish Memory, by Liz Gillpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Noélia Borges de-
dc.contributor.referee1Araújo, Noélia Borges de-
dc.contributor.referee2Anastácio, Silvia Maria Guerra-
dc.contributor.referee3Pfau, Monique-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1978453217596115pt_BR
dc.description.resumoGoldfish Memory (2003) é uma comédia romântica escrita e dirigida pela dublinense Liz Gill. O filme explora a dinâmica das relações afetivas no contexto contemporâneo de globalização. Dublin, a capital da Irlanda, é representada como uma metrópole de diversidade cultural e identitária. Trata-se de uma narrativa que explicita a permeabilidade de fronteiras territoriais, que, atualmente, não demarcam limites ou impedem o contato entre sistemas culturais distintos. O cinema pode apresentar fenômenos sociais, econômicos e políticos de uma comunidades, através de recursos estéticos diversos. Assim, um filme pode oferecer conteúdo relevante para compreender as realidades de indivíduos, grupos e nações. Partindo desse entendimento, o objetivo geral do presente trabalho é analisar traços contemporâneos da identidade irlandesa no filme Goldfish Memory, observando como o irlandês se entrelaça nas redes culturais tecidas pela globalização, tendo como foco a dinâmica dos vínculos afetivos dos personagens. Os objetivos específicos incluem: discutir conceitos relacionadas à identidade, pós-modernidade e irlandesidade; explicitar elementos identitários presentes no filme; e analisar esse conteúdo através da teoria estudada. A relevância do trabalho está relacionada à importância de propagar produções cinematográficas irlandesas que ofereçam conteúdo cultural significativo para a comunidade acadêmica. É importante destacar que obras irlandesas ainda são raramente exploradas no Brasil, principalmente na Bahia. A presente pesquisa oferece uma contribuição para ampliar o espaço de diálogo com outras culturas dentro do cenário acadêmico local.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão final.pdfDissertacao_SanioSantos2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata assinada.pdfAta_SanioSantos475,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.