Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41034
Tipo: Dissertação
Título: A utilização de aplicativos digitais gratuitos como aliada ao ensino das artes_dança no ensino médio: um relato de experiência hacker em Jaguaquara (BA)
Autor(es): Sampaio, Aliare dos Santos
Primeiro Orientador: Pimentel, Ludmila Cecilina Martinez
metadata.dc.contributor.referee1: Pimentel, Ludmila Cecilina Martinez
metadata.dc.contributor.referee2: Misi, Mirella de Medeiros
metadata.dc.contributor.referee3: Fiorelli, Marilei Catia
Resumo: Trata-se aqui de uma pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que propõe analisar a abordagem dos conteúdos de Arte_Dança com a utilização de aplicativos gratuitos, relacionando-os com as experiências geradas em diferentes grupos de estudantes (ensino médio, ensino técnico, proeja) do Centro Estadual em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII na cidade de Jaguaquara-Ba. Partindo desse princípio, compartilho algumas experiências referentes a utilização dos seguintes aplicativos disponíveis para smartphones: Câmera, Stop Motion Studio, Flipa Clip, e Body Way em sala de aula, enfatizando o uso do dispositivo celular no ensino de Arte_Dança. Esta pesquisa de abordagem qualitativa se configurou como uma pesquisa exploratória (GIL, 2008), e se fez fundamental observar a trajetória sócio-histórica da educação brasileira. e como se deu o processo evolutivo do ensino das artes até o estabelecimento da dança como campo de conhecimento. Os dados da pesquisa revelam que o uso da tecnologia otimiza o tempo na sala de aula e fora dela, expande as opções de conexão, maximiza a relação custo-benefício da educação, entretanto para que isso ocorra se faz necessário promover a capacitação docente para o uso das mesmas no ensino da Arte_Dança.
Abstract: This is a Master's research from the Graduate Program in Dance at the Federal University of Bahia (UFBA), which proposes to analyze the approach to Art_Dance content using free applications, relating them to the experiences generated in different groups of students (high school, technical education, PROEJA) from the Pio XII State Center for Food and Natural Resources in the city of Jaguaquara-BA. Based on this principle, I share some experiences regarding the use of the following smartphone applications: Camera, Stop Motion Studio, Flipa Clip, and Body Way in the classroom, emphasizing the use of the cell phone in the teaching of Art/Dance. This qualitative research was configured as exploratory research (GIL, 2008), and it was essential to observe the socio-historical trajectory of Brazilian education and how the evolutionary process of art education occurred until the establishment of dance as a field of knowledge. The research data reveal that the use of technology optimizes time in and out of the classroom, expands connection options, maximizes the cost-benefit ratio of education; however, to achieve this, it is necessary to promote teacher training For the use of the same in the teaching of Art_Dance.
Palavras-chave: Arte
Dança
Educação
Tecnologias Gratuitas
Arte na educação
Dança na educação
Arte-Estudo e ensino - Inovações tecnológicas - Jaguaquara(BA)
Dança - Estudo e ensino - Inovações tecnológicas - Jaguaquara (BA)
Centro Estadual em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII (Jaguaquara, BA)
CNPq: DANÇA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41034
Data do documento: 21-Ago-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Aliare_Sampaio.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.