Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41305
Tipo: Dissertação
Título: 33 bombas em cima de nós: cartografando programas performativos por uma perspectiva feminista interseccional
Autor(es): Aragão, Marcela Gomes
Primeiro Orientador: Guimarães, Daniela Bemfica
metadata.dc.contributor.referee1: Guimarães, Daniela Bemfica
metadata.dc.contributor.referee2: Aquino, Rita Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee3: Conceição, Nirlyn Karina Seijas Castillo
Resumo: A pesquisa-criação proposta nesta dissertação objetiva investigar, narrar e discutir experiências de programas performativos idealizados pela autora e pessoas parceiras entre 2019 e 2022, afetados por relações interseccionais entre gênero, raça e classe. A escolha por denominar este estudo de pesquisa-criação se dá com o intuito de não hierarquizar os processos teóricos e práticos, ao mesmo tempo que é convocada e defendida a noção de que esses processos acontecem juntos e intrinsecamente. O problema de pesquisa consiste na seguinte indagação: como ocupar e friccionar espaços de poder a partir da criação e da reflexão sobre programas performativos que surgem de um pensamento feminista aliado a políticas antirracistas, antissexistas e anti-homofóbicas? O direcionamento do debate sobre gênero é proposto a partir das autoras que se aliam a uma perspectiva interseccional: Lorde (2019), Figueiredo (2020), Bilge e Collins (2021). Por sua vez, o conceito de programa performativo investigado se dá a partir do entendimento da pesquisadora Eleonora Fabião (2013), que propõe programa performativo como a criação de uma situação, problema, experimentação política. Metodologias distintas são combinadas para navegar nesta pesquisa-criação: a coreocartografia, por Dolores Galindo e Daniele Miliolli (2017); e a cartografia por Virgínia Kastrup e Eduardo Passos (2013) e por Suely Rolnik (2014). As testagens e análises dos programas performativos, aqui apresentados, são uma cartografia de experiências que foram atravessadas tanto pela autora individualmente, como na guerrilha com outras mulheres.
Abstract: The research-creation proposed in this dissertation aims to investigate, narrate, and discuss experiences of performative programs conceived by the author and partner individuals between 2019 and 2022, influenced by intersecting relationships between gender, race, and class. The choice to denominate this study as research-creation is intended to avoid hierarchizing theoretical and practical processes, while simultaneously invoking and advocating the notion that these processes occur together and intrinsically. The research problem consists of the following inquiry: how to occupy and disrupt spaces of power through the creation and reflection on performative programs that emerge from a feminist thought aligned with anti-racist, anti-sexist, and anti-homophobic politics? The focus on the gender debate is proposed based on authors who align themselves with an intersectional perspective: Lorde (2019), Figueiredo (2020), Bilge and Collins (2021). In turn, the concept of the investigated performative program arises from the understanding of researcher Eleonora Fabião (2013), who proposes the performative program as the creation of a situation, problem, or political experimentation. Distinct methodologies are combined to navigate this research-creation: coreocartography by Dolores Galindo and Daniele Miliolli (2017); and cartography by Virgínia Kastrup and Eduardo Passos (2013) and by Suely Rolnik (2014). The tests and analysis of the performative programs presented here constitute a cartography of experiences that were traversed both by the author individually and in collaboration with other women.
Palavras-chave: Cartografia
Interseccionalidade
Feminismos
Programa performativo
CNPq: DANÇA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41305
Data do documento: 11-Ago-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Marcela_Aragão.pdf3,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.