https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41168
Tipo: | Dissertação |
Título: | Cultura escrita e Educação de Jovens e Adultos: as narrativas negras para práticas antirracistas e antissexistas na produção de material didático para a EJA |
Título(s) alternativo(s): | Written culture and Youth and Adult Education: black narratives for anti-racist and anti-sexist practices in the production of teaching material for EJA |
Autor(es): | Fonseca, Diogo Santana |
Primeiro Orientador: | Souza, Ana Lúcia Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Ana Lúcia Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, José Henrique de Freitas |
metadata.dc.contributor.referee3: | Muniz, Kassandra da Silva |
Resumo: | A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS –, da Universidade Federal da Bahia – UFBA, e apresenta-se como um memorial de formação acadêmica, o qual é iniciado com a auto investigação do autor acerca das recordações que lhe foram significativas e decisivas na escolha de seu ofício e acerca de suas práticas de sala de aula, a partir de reflexões acerca da sua formação básica e acadêmica e das experiências já acumuladas na vida profissional, enquanto sujeito negro. Nesse percurso de resgate das memórias, o autor ressalta o papel primordial da sua genitora, uma mulher negra, nos seus processos de letramentos, de tal forma que, enquanto professor e pesquisador, percebe que as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para as quais leciona são também compostas majoritariamente por mulheres negras, as quais sofrem apagamento estético, social e epistêmico nos livros didáticos dessa modalidade de ensino. Gera-se, então, o interesse do autor em investigar tal questão a partir de um olhar interseccional. O estudo tem como finalidade refletir sobre o impacto causado pelo racismo e sexismo nos/as estudantes das séries finais do Ensino Fundamental da EJA, pertencentes ao território de Brotas, tendo como produto a proposição de oficinas didáticas de leitura e escrita antirracistas e antissexistas, que valorizem os letramentos cotidianos de cada estudante envolvido/a, visando a tornar presente a história da África e do Brasil africano no chão da sala de aula, estimulando comportamentos de alteridade, de solidariedade e de tolerância, gerando debate e combatendo ao racismo, ao sexismo e às discriminações que ainda atingem a população negra, principalmente as mulheres, no Brasil. As narrativas biográficas foram escolhidas como aporte para o desenvolvimento das práxis de leitura e escrita, por influenciarem direta e cotidianamente a vida dos/as estudantes em suas práticas de letramento, por meio de diversos/as agentes. Dessa forma, o conceito de Escrevivência, defendido por Conceição Evaristo (2020) configura-se como base para a proposta deste trabalho. O presente estudo referencia-se nas concepções de letramentos sociais – negros e de reexistência – discutidas por Souza (2011) e Freitas (2022). A fundamentação teórica acerca da Pedagogia Antirracista e Antissexista na Educação de Jovens e Adultos (EJA) está pautada em bell hooks (2017), Sueli Carneiro (2011 e 2023), Nilma Gomes (2001, 2005, 2010 e 2017), Kabengele Munanga (2000, 2004, 2005 e 2006), Natalino Silva (2010, 2017 e 2023), Aldaíce Rocha (2018) e Severino Reis (2021). O estudo sobre material didático e as propostas das oficinas didático-pedagógicas estruturam-se a partir das contribuições de Ana Célia da Silva (2001, 2005, 2011 e 2019), Gabriel Nascimento (2019) e Conceição Evaristo (2020). Essa pesquisa de cunho propositivo possibilitou uma análise mais profunda sobre a prática docente, destacando a importância de se considerar o ensino de língua portuguesa como um instrumento capaz de promover a escuta, o diálogo, a reflexão e o empoderamento dos/das estudantes, despertando neles/as a autonomia como construtores/as de uma nova história, individual e coletiva, em prol de uma sociedade mais equânime, livre de opressões. |
Abstract: | This research was developed as part of the Professional Master's Degree Program in Letters - PROFLETRAS - at the Federal University of Bahia - UFBA, and is presented as a memoir of academic training, which begins with the author's self-investigation into the memories that were significant and decisive in his choice of profession and his classroom practices, based on reflections on his basic and academic training and the experiences he has already accumulated in his professional life as a black man. In this journey of recovering memories, the author highlights the primordial role of his mother, a black woman, in his literacy processes, so that, as a teacher and researcher, he realizes that the Youth and Adult Education (EJA) classes for which he teaches are also made up mostly of black women, who suffer aesthetic, social and epistemic erasure in the textbooks of this type of education. This gave rise to the author's interest in investigating this issue from an intersectional perspective. The aim of the study is to reflect on the impact caused by racism and sexism on students in the final grades of EJA elementary school, belonging to the Brotas territory, with the product of proposing didactic workshops on anti-racist and anti-sexist reading and writing, which value the daily literacy of each student involved, with the aim of making the history of Africa and African Brazil present on the classroom floor, stimulating behaviors of otherness, solidarity and tolerance, generating debate and combating the racism, sexism and discrimination that still affect the black population, especially women, in Brazil. Biographical narratives were chosen as the basis for the development of reading and writing practices, as they directly and daily influence the lives of students in their literacy practices, through various agents. In this way, the concept of Escrevivência, defended by Conceição Evaristo (2020) is the basis for this work. This study is based on the conceptions of social literacy - black and reexistence - discussed by Souza (2011) and Freitas (2022). The theoretical basis for anti-racist and anti-sexist pedagogy in youth and adult education (EJA) is based on bell hooks (2017), Sueli Carneiro (2011 and 2023), Nilma Gomes (2001, 2005, 2010 and 2017), Kabengele Munanga (2000, 2004, 2005 and 2006), Natalino Silva (2010, 2017 and 2023), Aldaíce Rocha (2018) and Severino Reis (2021). The study of didactic material and the proposals for didactic-pedagogical workshops are based on the contributions of Ana Célia da Silva (2001, 2005, 2011 and 2019), Gabriel Nascimento (2019) and Conceição Evaristo (2020). This propositional research has enabled a deeper analysis of teaching practice, highlighting the importance of considering Portuguese language teaching as an instrument capable of promoting listening, dialogue, reflection and empowerment of students, awakening in them autonomy as builders of a new history, individual and collective, in favor of a more equitable society, free from oppression. |
Palavras-chave: | Material didático Educação de Jovens e Adultos (EJA) Antirracismo Antissexismo Letramentos de reexistência |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) |
Citação: | FONSECA, Diogo Santana. Cultura escrita e Educação de Jovens e Adultos: as narrativas negras para práticas antirracistas e antissexistas na produção de material didático para a EJA. Salvador, 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41168 |
Data do documento: | 22-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFLETRAS) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DIOGO FONSECA. TCC Caderno pedagógico.pdf | Caderno pedagógico. Diogo Fonseca | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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